quarta-feira

Diarreia nos gatos


Diarreia

A diarreia pode decorrer de vários fatores: virose, infecção alimentar, vermes, entre outros. Não dá para fazer um diagnóstico sem consultar um veterinário. Além disso, o gatinho já pode estar desidratado, pois perde muito líquido na diarreia.

No entanto, se você não pode levá-lo ao veterinário, tem alguns cuidados que podem ser tomados para melhora do seu felino.

Soro caseiro:

Faça um soro caseiro e coloque no lugar da água. O soro ajudará a hidratar o gatinho e, além disso, suprir a falta de glicose no sangue. Troque o soro todos os dias e faça o suficiente para durar o dia todo.

Receita do soro caseiro: 1. Misture em um copo de água limpa (200ml), filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher (do tipo de cafezinho) de sal e duas colheres (do tipo de sopa) de açúcar.

Isolamento:

Seria importante isolar o gatinho com diarreia para não contaminar os outros gatos/cachorros, por um período de 7 dias. Prepare uma caminha quentinha em um lugar limpo para ele descansar. Não esqueça de deixar uma caixa de areia exclusiva para ele, e de limpá-la sempre que seu gato a usar, ou no mínimo duas vezes por dia. Se nesse período ele estiver comendo normalmente e brincando, pode soltá-lo com os demais gatos/cachorros.

Alimentação:

Não retire a comida do gato adoecido, mas dê somente ração, se possível de qualidade. Nada de comida de humano, muito menos leite. Nem um animal deve ser tratado com comida, somente com ração seca e muita água.

Medicação: Consulte o (a) veterinário (a), somente ele (a) deve prescrever o animal.


Cuide bem do seu animal!


Nenhum comentário: