sexta-feira

Siameses


Ainda que a origem exata da raça é desconhecida, a primeira referência que encontramos sobre os gatos siameses data do ano 1350. Esta a encontramos em diversos manuscritos descobertos em Ayuthaya, a antiga capital de Sião (a atual Tailândia).

Os primeiros gatos desta raça eram muito diferentes aos que encontramos atualmente. A sua morfologia era mais parecida ao dos gatos comuns europeus atuais. A silhueta longilínea que os siameses modernos apresentam é o fruto de uma seleção efetuada por criadores americanos a princípios do século XX, querendo potenciar ainda mais as suas origens orientais.




Antigos desenhos em que estes gatos estavam representados mostram os gatos siameses com umapelagem às riscas e com extremidades mais escuras que as atuais. Estas caraterísticas ísicas são mais próprias dos felinos selvagens, o que faz supor que talvez as suas origens venham da selva.

Voltando à sua história, crê-se que estes gatos eram sagrados para os reis do Sião. Tanto assim é, que se crê que os siameses eram cuidadosamente guardados no palácio, que com a chegada dos ingleses e franceses o rei escondeu os seus gatos preferidos, os Khao Manee, e que lhes deu gatos siameses aos estrangeiros como presente fazendo-os passar por sagrados, evitando assim o roubo dos seus autênticos tesouros.




Mas passemos à chegada dos gatos siameses ao ocidente. Esta data do ano 1884, quando o consultor general britânico em Bangkok, Edward Blencowe Gould, levou um casal de siameses a Inglaterra para a sua irmã (que posteriormente seria cofundadora do primeiro clube de gatos siameses em 19109.

Estes primeiros gatos se mostraram no ano seguinte numa exposição felina de Crystal Palace e pouco a pouco foram chegando mais e mais exemplares a Grã-Bretanha.




O primeiro standard da raça foi criado em 1882. Dois anos mais tarde foram exportados os primeiros siameses aos Estados Unidos. A criação do primeiro clube de fãs desta raça em Inglaterra se produzui a princípios do século XX, no ano de 1901.

Na década de 50 a raça siamesa goza de uma imensa popularidade e o seu standard muda. O seu corpo e as suas patas se alargam e se afinam, tal como a cauda, e as suas orelhas aumentam. Pouco a pouco o siames “tradicional” se vai desaparecendo e vai ganhando popularidade este novo standard dosiamês “moderno”.


Ainda que felizmente muitos criadores apaixonados da raça preservam a existência do siamês tradicional. Na década de 80 surge uma nova raça muito perto dos siameses clássicos. Esta é a raça Thai, também conhecida como siamês clássico ou ancestral.



Cuide do seu gatinho!

Nenhum comentário: