sexta-feira

Os gatos e o leite


Uma das dúvidas mais frequentes que os donos dos gatos têm, sobretudo os novatos, é se devem dar leite aos seus gatos. A ideia de que os gatos bebem leite vem de uma crença popular que se espalhou facilmente devido aos filmes, desenhos e mesmo contos, em que os gatos bebem sempre leite. Mas a realidade está muito longe da ficção.

Na verdade o leite de vaca é muito mau para a saúde dos gatos devido à lactose do mesmo. Os gatos não dispõem das enzimas necessárias para decompor e digeri-la. Esta fermenta no colon e provocará problemas digestivos nas nossas mascotes.


A enzima que permite aos nossos gatos digerir a lactose chama-se láctase. Com a idade, a taxa de láctase das nossas mascotes diminui de forma significativa. Assim já podemos imaginar que, conforme os nossos gatos crescem, mais difícil vai ser para eles digerir o leite.

Só há uma etapa na vida dos gatos em que precisam de ingerir leite: durante a lactação. Mas o leite que precisam neste momento é apenas o da mãe. Depois dessa etapa, o gato pode crescer perfeitamente bebendo apenas água.


Podes pensar que os gatos precisam do leite para extrair cálcio, mas estes recebem-no da sua alimentação quotidiana, sempre e quando esta seja equilibrada.

Se quiseres dar leite ao gato, podes optar por comprar os especiais que são vendidos nas lojas especializadas para gatos, que são leites que contém menos lactose. Mas o leite nunca deve substituir a ingestão de água.



O leite é um alimento, não é uma bebida. Desta forma, se decidirmos dar leite a nossa mascote, deveremos reduzir a parte do alimento que esta a receber do leite. Ou podes utilizar em pequenas quantidades e dar-lhe como premio, como se fosse uma guloseima.

Diluir o leite em água ou optar por leite meio gordo ou magro não diminui a taxa de lactose. Pelo contrário, os produtos lácteos fermentados como iogurtes naturais e o queijo fresco são mais bem tolerados pelos gatos, porque estes produtos incluem bactérias beneficiosas que diminuem a presença de lactose neles.



Um comentário:

Pedro disse...

Eu não tenho gato mas, se tivesse ia alimenta-lo com leite,por que não sábia! Ótima informação!Obrigada!!
Bjs
Amara