segunda-feira

Cornish Rex


O Gato Cornish Rex é um gato muito original, diferente de todas as outras raça, possuindo uma pelagem muito engraçada.

Esta raça surgiu em 1950, em Inglaterra, numa quinta na Cornualha, sendo que, da ninhada da qual ele fazia parte, era o único com este aspeto diferente.

Por isso, os seus criadores viram nisso uma oportunidade de tentar criar uma nova raça, decidindo posteriormente coloca-lo junto da sua mãe para que pudessem acasalar.


Esta é na verdade uma técnica muito comum usada pelos geneticistas para desenvolverem novas raças.

Desse ajuntamento resultou uma ninhada de gatos que deu origem à raça genuína.

O nome Cornish deriva da sua cidade de origem, a Cornualha. Já o nome Rex foi escolhido por ser o nome de uma raça de coelho francesa, o Rex, que assim como este gato, possui um magnifico pelo macio.

É interessante que foram os ingleses, normalmente mais conservadores no que diz respeito ao reconhecimento de raças, os primeiros a reconhecer oficialmente o Gato Cornish Rex, no ano de 1967.

Isso deu-se, muito provavelmente devido a este gato ser de origem inglesa.

Mais tarde, em 1979, estes gatos foram também reconhecidos oficialmente nos Estados Unidos da América e hoje são já aceites em exposições de todo o mundo.




Características do Gato Cornish Rex

Mimado e muito divertido, o Gato Cornish Rex adora viver com as pessoas, necessitando mesmo de manter constante contacto físico com o dono, sendo que, depende dos seus donos na sua totalidade.

Este é um gato bastante sociável, que tolera muitíssimo bem a presença de outros animais em casa dos donos, sendo que, isso é mesmo recomendado pelos especialistas.

Por ser um gato com muito brio, que gosta muito de brincar e bastante carinhoso, o Gato Cornish Rex é o animal de estimação ideal para crianças e pessoas idosas.

No entanto, dependendo das situações, ele pode tornar-se um pouco agressivo. Esta é uma das raças de gatos que mais aprecia e precisa de companhia constante.


Por ser um animal de temperamento afável, curioso e mimado diz-se que um Gato Cornish Rex nunca deixa de ser um gatinho ao longo da sua vida.

O Gato Cornish Rex é um gato de porte atlético e bem musculado, com um corpo comprido e esguio. A sua cabeça é oval e o seu nariz é direito.

As orelhas são grandes e ligeiramente arredondadas na ponta, sendo os seus olhos de tamanho médio e formato oval, com cores bem definidas e brilhantes.

As suas patas são bem compridas e esguias, sendo a sua cauda comprida, fina e extremamente flexível. O seu peso costuma variar entre os 2 e os 4 quilogramas.

Ao contrário da maioria das outras raças de gatos, o Gato Cornish Rex tem apenas uma camada de pêlo que, nos gatos que possuem mais de uma camada, é chamada de camada inferior ou interior.

É por isso que o seu pêlo é curto, fino e denso, sendo o seu toque suave e aveludado. Além disso, o pelo do Gato Cornish Rex encontra-se disposto em ondas regulares e, de preferência, paralelas.

Admite-se para a sua pelagem os tons sólidos ou esfumados, prateados, tigrados,e até mesmo motivos siameses, bicolores e arlequins.


Portanto, pode-se dizer que todas as variedades e padrões de cores são reconhecidas, sendo aceito até mesmo qualquer extensão de branco.

Apenas a título de curiosidade, resta-nos referir que a temperatura corporal do Gato Cornish Rex é superior em cerca de um grau á considerada normal nas restantes raças de gatos, sendo que se situa 38-39 graus.

É por isso que o seu consumo de energia é maior, sendo também por isso que possui um apetite proporcionalmente superior. O Gato Cornish Rex é também muito sensível a variações de temperatura.

A esperança de vida do Gato Cornish Rex varia entre os 9 a 15 anos





Nenhum comentário: