terça-feira

Como identificar e tratar ácaros de ouvido em felinos


Ácaros de ouvido são uma das causas mais comuns de desconforto nas orelhas dos felinos. Mas o que são exatamente ácaros de ouvido? Eles são minúsculos parasitas que vivem no interior do canal do ouvido de um animal infectado. No caso dos gatos, o organismo mais provável é o Otodectes cynotis. Os ácaros vivem na cera e outras sujeira no interior da orelha de um gato.

Então, como saber se as orelhas irritada do seu gatinho estão infestadas com ácaros de ouvido?

O primeiro sinal é que o seu gato pode coçar as suas orelhas ou começar a abanar muito a cabeça. Embora os ácaros sejam microscópicos, eles são muito desagradáveis; imagine sentir de centenas de coisinhas rastejando nos seus ouvidos.

Outro sinal de ácaros de ouvido em felinos é que a parte de dentro das orelhas ficará suja, geralmente com detritos castanho escuro ou marrom-avermelhados. Às vezes uma crosta negra se forma também. Essa crosta pode obstruir o canal do ouvido ao longo do tempo.

O profissional médico do seu animal de estimação pode diagnosticar facilmente ácaros de ouvido em felinos. Muitas vezes, eles podem ser vistos na orelha com um otoscópio; outras vezes, o seu veterinário irá pincelar a orelha e examinar os destroços sob um microscópio.

Ácaros de ouvido em felinos são altamente contagiosos. De fato, os gatos podem pegá-los ou compartilhá-los com outros animais também. Então, se algum de seus animais de estimação (incluindo cães, gatos ou coelhos) tiver ácaros de ouvido, você deverá tratar todos eles.

Para tratar ácaros de ouvidos em felinos, o primeiro passo é limpar o ouvido; é preciso remover o acúmulo. A melhor maneira de fazer isso é suavemente esguichar uma solução de água morna e detergente suave na orelha, e depois enxaguar. Dado que existe um risco de danificar o tímpano do seu gato ou empurrar os ácaros ainda mais para o canal do ouvido, você deve pedir que o seu veterinário faça isso.

Uma vez que as orelhas foram limpas dos resíduos de ácaros, você pode aplicar medicação. A maioria dos tratamentos eficazes de ácaro de ouvido têm inseticidas que contém piretrinas. A medicação será geralmente sob a forma de gotas que você vai colocar na orelha do gato, em seguida massagear, para que o produto se espalhe bem. Enquanto você pode comprar tratamentos para os ácaros em qualquer farmácia, sem receita, a medicação fornecida pelo seu veterinário é geralmente mais forte e pode ser mais eficaz.


A medicação é geralmente aplicada diariamente, durante vários dias seguidos. Então, você normalmente espera uma semana após o qual o processo de limpeza e medicação é repetido. Pode ser necessário fazer todo este processo por três ou quatro ciclos antes que os ouvidos fiquem livres dos ácaros.

Ácaros de ouvido também podem viver fora das orelhas. Apesar de eles geralmente viverem nas orelhas, eles também podem sobreviver em torno do pelo. Um ácaro de ouvido vai passar toda a sua vida em uma orelha de gato, desde a incubação, passando pelo início da sua própria família, até a sua morte. Por este motivo, pode ser necessário usar medicação do lado de fora da orelha.

Ferramentas necessárias:

- bulbo da seringa, para a lavagem do ouvido com água
- medicação para orelha de felinos com piretrinas

Atenção:

Lembre-se, se você estiver preocupado com a saúde do seu gato, você deve consultar seu veterinário.
Ácaros de ouvido não tratados podem realmente levar a infecções de ouvido, então você deve se certificar de tratar a condição do seu gato.

Dicas rápidas:

Se o seu gato não é cooperativo, você pode querer envolvê-lo em uma toalha antes de fazer o tratamento.

Não se preocupe - ácaros de ouvido do gato não podem infestar ouvidos humanos!


Nenhum comentário: