quinta-feira

"Dengosa"


Aconteceu de uma manhã de setembro de 2001 minha "menina" não me acordar, e um dos gatinhos, o Arnold, miar insistentemente como se quisesse me dizer alguma coisa.

Ao ver a Dengosa no chão próximo à cozinha, estranhei, e tive a impressão de vê-la se arrastar. Preocupada, a coloquei para andar, e para meu espanto e desespero, ela se arrastava por sobre as patinhas traseiras. 


Imediatamente a levei à Kriar Veterinária, para consulta com a dra. Tetê, vet homeopata. Diante do quadro agudo, primeiramente suspeitou-se de problema na coluna, indo a Dengosinha imediatamente para a radiografia no Centro Veterinário de Pequenos Animais

Descartada qualquer lesão ou problema na coluna, o dr. Miranda partiu para a confirmação de suas suspeitas: através do eletrocardiograma teve a confirmação - TROMBOSE. 


Em um dos últimos congressos dos quais participou, o dr. Miranda teve a ingrata notícia do assustador índice de trombose em gatos por causa do excesso de sal das rações (gostaria de salientar que o Arnold e o Sylvester, meus, desde o desmame, sempre comeram rações da Royal Canin e Hills, ao passo que havia ganhado a Dengosa menos de um mes antes da trombose, e ela vivia com muito conforto e carinho em um sítio /abrigo para animais, mas as rações, embora de boa qualidade, infelizmente, tinham alto teor de sal).

Diante do quadro, imediatamente a Dengosa começou o tratamento com Eupressim 2,5 mg tomando 1/2 comprimido de 12 em 12 horas, além de um AAS infantil por dia,e ração Hills/Science Diet (KD) totalmente sem sal. 


Depois de alguns dias, ela fez o ecocardiograma na escola de Veterinária da UFMG, ocasião em que, felizmente, foi descartado o trombo no coração.

Após alguns dias, quando a Dengosa já conseguia se locomover com dificuldade e muito tremor nas patinhas traseiras, ela foi para a FISIOTERAPIA!

E é esta a razão da publicação deste texto, pois eu não conhecia nenhuma Clínica de Fisioterapia para Animais. 


O Dr. Túlio, especialista em oftalmologia, e grande amigo, além de vet do Sylvester, me indicou a Clínica Apoio, da Dra. Kiki vet fisioterapeuta... 

Após 15 dias de sessões de fisioterapia com NATAÇÃO, CAMINHADAS NA AREIA FOFA e EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS NO COLCHÃO DE ÁGUA QUENTE, minha Dengosa NÃO tem absolutamente nenhuma seqüela da trombose, levando sua vida como antes, ou seja, correndo, pulando pela casa e brincando com o Arnold e o Sylvester. 

Ela apenas continua tomando o vaso dilatador diariamente e o AAS duas vezes por semana. 


Gostaria que as pessoas soubessem que existe em Belo Horizonte uma Clínica especializada em recuperação de animais acidentados, ou que tenham passado por cirurgias... 

E que graças ao atendimento dedicado da Dra. Kiki, que por sinal teve na Dengosa a primeira paciente com trombose em sua Clínica, sinto o dever de levar ao maior número possível de pessoas o conhecimento da existência da Clínica Apoio, à Rua Carangola 527, Santo Antônio, BH, (31) 3296.2543 (apoiovet@terra.com.br), para que outras pessoas não passem pelo mesmo desespero que passei, e que saibam que, tratados a tempo, nossos amados bichinhos se recuperam.


2 comentários:

Anne Lieri disse...

Nossa Soninha,que susto levou!Ainda bem que a Dengosa se recuperou.bjs,

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Soninha
Animalzinho merece muito cuidado... não sabia que tinha trombose...
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjm de paz e bem