domingo

Zoonoses – O que posso pegar do meu gato?


O que é zoonose?

A maioria das doenças infecciosas de felinos acomete apenas felinos e a maioria das doenças infecciosas de humanos acomete apenas humanos. As zoonoses são doenças que são transmitidas dos felinos para os humanos. A possibilidade de você contrair doenças de outras pessoas é maior que do seu gato. O risco de zoonose diminui com precauções simples como higiene, limpeza da caixa de areia e prevenção de pulgas e outros parasitas

Como as zoonoses são transmitidas?

A transmissão de uma zoonose ocorre quando a pessoa apresenta contato direto com secreções ou excreções (como saliva ou fezes) de um gato infectado. Também ocorre com o contato com água ou alimento contaminado por um gato infectado. Muitas zoonoses podem ser transmitidas por pulgas e carrapatos para uma pessoa ou gato de outro animal.

Quem está sob risco de infecção?

A maioria das zoonoses apresenta risco mínimo, embora algumas pessoas sejam mais predispostas às infecções. Aquelas que apresentam um sistema imunológico imaturo ou deficiente como crianças e idosos, indivíduos portadores de HIV (vírus causador da AIDS) ou que estejam passando por quimioterapia, tem chance maior de ter uma zoonose.

Quais são as zoonoses mais comuns?

Infecções bacterianas

A doença da arranhadura do gato, também chamada de Bartonelose, é a zoonose mais comum relacionada ao gato. Pode ocorrer quando a pessoa é mordida ou arranhada por um gato infectado. Pulgas podem estar envolvidas na transmissão da doença. Pessoas com a doença da arranhadura do gato podem ter aumento de linfonodos (principalmente na região de cabeça e pescoço), febre, dores de cabeça, dores musculares e articulares e diminuição de apetite. Os gatos infectados são aparentemente saudáveis e antibióticos não são confiáveis para curar a infecção, por isso, não são indicados. Evitar mordidas e arranhões (por exemplo, não permitir que crianças brinquem com gatos de forma rude), controlar pulgas e manter os gatos dentro de casa reduz o risco da doença da arranhadura do gato.

Salmonelose, outra doença bacteriana comum, pode causar febre, diarreia e dor gástrica de 1 a 3 dias após a infecção. A infecção pode passar sozinha, mas algumas pessoas precisam ser hospitalizadas quando a diarreia é muito intensa ou quando a infecção passa para outros órgãos. A infecção ocorre com a ingestão de alimento contaminado, como frango e ovos mal cozidos. Felinos e outros animais, mesmo os que aparentam estar saudáveis, podem transmitir Salmonela pelas fezes. Gatos que se alimentam de carne crua ou aves e animais silvestres tem mais chance de carrear Salmonella. A infecção dos gatos pode ser evitada mantendo-os dentro de casa e oferecendo apenas alimento cozido ou ração industrializada. Já a infecção humana pode ser prevenida usando luvas no momento da limpeza da caixa de areia (principalmente de gatos com diarreia) e lavando as mãos logo após a limpeza.

Infecções parasitárias

Parasitas internos, conhecidos como vermes intestinais (como Toxocara sp e Ancylostoma sp), podem ser transmitidos pelos gatos. Crianças apresentam maior predisposição pelo contato direto com o solo contaminado. Larva migrans visceral é uma doença grave que pode afetar os olhos e outros órgãos e ocorre com a ingestão de ovos de Toxocara sp. Larva migrans cutânea, mais conhecida como “bicho geográfico”, é causada pelo contato da pele com o Ancylostoma sp no solo. Higiene adequada como lavar as mãos antes das refeições, limpeza do solo, reduzir a exposição de crianças às fezes dos gatos (cobrindo os tanques de areia em parques infantis quando não estão sendo usados) podem prevenir a infecção. Tratamento anti-parasitário dos felinos pode reduzir a contaminação ambiental e o risco de infecção humana.

As pulgas são os parasitas externos mais comuns dos gatos. Elas não sobrevivem nos humanos, mas suas picadas causam coceira e inflamação. As pulgas também são vetores da doença da arranhadura do gato e de outras zoonoses. Gatos infectados por pulgas podem ter vermes pela ingestão destas quando o gato esta se limpando, se lambendo. Crianças, raramente, também podem ter vermes se ingerirem pulgas.

Infecções fúngicas

Dermatofitose é uma infecção de pele causada por fungos. Gatos infectados comumente são oriundos de locais com uma concentração alta de gatos. Nos gatos, a lesão de pele pode ser seca, arredondada, sem pelos, acinzentada e descamativa. Nos humanos, observamos uma lesão avermelhada, arredondada que apresenta bastante coceira. As crianças tem maior predisposição. É transmitido pelo contato direto com animais contaminados ou com fômites (objetos contaminados pelos fungos). Esporos fúngicos podem sobreviver no ambiente por meses e são de difícil erradicação.

Infecções por protozoários

Protozoários são organismos unicelulares. As três infecções mais comuns em humanos e gatos são 

Criptosporidiose, Giardiose e Toxoplasmose. Criptosporidiose e giardiose podem causar diarreia em humanos e gatos. Estes podem se infectar da mesma fonte, como por exemplo, água contaminada. Aconselha-se fazer exames de fezes anuais dos gatos. As medidas preventivas são usar luvar ao limpar a caixa de areia, lavar as mãos após a limpeza, beber apenas água filtrada ou fervida.

Toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Pessoas com sistema imunológico deficiente e crianças que suas mães foram infectadas durante a gravidez, podem apresentar doença grave. Pessoas são comumente infectadas comendo carne mal cozida ou crua e vegetais mal lavados e mal cozidos de solos contaminados. 

Infelizmente, mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos são, na maioria das vezes, advertidos e aconselhados por profissionais da saúde a retirar seus gatos de casa para reduzir a chance de infecção, mas é improvável que pessoas sejam infectadas pelo contato direto com seus gatos. Gatos podem adquirir o parasita comendo roedores infectados, aves, ou qualquer alimento contaminado com fezes de um gato infectado. 

Um gato infectado pode eliminar o parasita nas fezes por até 2 semanas. O parasita necessita de 1 a 5 dias para se tornar infectante. Ele pode persistir no ambiente por muitos meses e se manter infectante no solo, água, jardins, caixas de areia, ou qualquer local que o gato defeque. Higiene básica pode prevenir toxoplasmose. Usar luvas enquanto manipula material potencialmente contaminado (jardinagem, manipulação de carne crua) e lavar as mãos após tais tarefas. 

Evite comer carnes mal passadas e lave bem verduras e frutas antes de comer. A água deve ser fervida ou filtrada antes de ser bebida e tanques de areia de crianças devem ser cobertos enquanto não são usados para evitar que gatos de rua defequem no local. Mulheres grávidas e pessoas imunossuprimidas estão a salvo quando outros membros da família limpam a liteira

Infecções virais

A maioria dos vírus infecta apenas seu hospedeiro natural. Viroses humanas, como estas que causam gripe, infectam apenas humanos, enquanto o vírus da imunodeficiência felina (FIV), vírus da peritonite infecciosa felina (PIF) e vírus da leucemia felina (FELV) infectam apenas gatos. Embora, um vírus que pode ser transmitido de um gato a um humano é o da raiva, doença viral resultante de uma mordida de um animal infectado. Gatos são muito suscetíveis a raiva, ocorre alteração de sistema nervoso central, causando vários sinais neurológicos. Raiva é quase sempre fatal. 

Em pessoas, a infecção pelo vírus da raiva ocorre, comumente, com a mordida de um animal. Para proteger a vida humana, a vacinação anti rábica é exigida por lei. Mesmo que o seu gato seja mantido dentro de casa, é importante manter a vacina atualizada, pois gatos podem escapar de casa, além de morcegos conseguirem entrar por frestas e janelas. Para reduzir o risco de raiva, evite o contato com animais silvestres. Vá ao médico imediatamente se for mordido por um animal.

O que pode ser feito para se proteger das zoonoses e proteger seu gato:

- lavar as mãos antes de comer e após manipular um gato
- agende avaliação com um Médico Veterinário anualmente e faça exames de fezes de seu gato
- procure cuidados veterinários para gatos doentes
- mantenha a vacina contra raiva atualizada
- faça medicação para prevenção de pulgas e carrapatos mensalmente
- evite deixar seu gato lamber seu rosto, alimentos ou pratos
- mantenha os gatos dentro de casa
- procure um médico se um gato te morder
- alimente os gatos com alimento cozido ou industrializado
- limpe a caixa de areia diariamente
- limpe periodicamente a caixa de areia com água fervente e detergente
- use luvas quando estiver praticando jardinagem ou manipulando carne crua. Lave as mãos após estas atividades.
- cubra os tanques de areia de crianças quando não estiverem usando
- lave frutas e legumes antes de comer
- filtre ou ferva água antes de beber
- não coma carne crua


Nenhum comentário: