domingo

Castração em gatos: o que é e os 10 principais motivos para realizá-la

 
Gatos são animais extremamente carinhosos e divertidos, mas durante o cio, tanto fêmeas quanto machos, podem se tornar extremamente não só inconvenientes, mas com comportamento agressivo entre eles. Isso é sinal de sofrimento, físico e mental, que sofrem os animais privados da atividade sexual. 
Além disto, os gatos se reproduzem de forma exponencial e cujo controle é muito difícil. Uma gatinha com vida reprodutiva pode deixar até 2.000 descendentes em 6 anos, não existindo, obviamente, condições de sobrevida para todos eles.

A castração, então é para o benefício de todos, em especial do próprio animal. Veja um pouco mais sobre castração e os 10 motivos para fazê-lo:
Métodos para controle da reprodução felina 
São 3 as formas de controlar a reprodução de gatos, mas a castração é a mais eficaz
O controle da reprodução em gatos pode ser feito de 3 maneiras, a seguir listadas.
1. Pelo isolamento do animal 
O isolamento dos gatos impede a reprodução mas não o estresse, já que a causa do problema não é eliminada.

Nas fêmeas, o estresse pode acarretar no encurtamento do anestro, isto é, os intervalos entre cios ficam cada vez menores, até quase não existirem. No caso dos machos, o problema assume outras dimensões: o gato marca território (e a urina dos gatos possuem odor extremamente forte e difícil de se eliminar por completo).

2. Com o uso de medicamentos

O uso de medicamentos contraceptivos não é recomendável, visto que acarreta inúmeras e graves complicações de saúde, que diminuem a longevidade do animal e que vão obrigar o proprietário, mais tarde, a tratamentos caros e dolorosos para os animais.

3. Pela esterilização/ castração 
Por fim, quando devem pensar sobre a castração, muitas pessoas têm pena ou acreditam que esse procedimento é nada mais que uma mutilação. O AgendaPet apoia e recomenda a castração de todos os animais de estimação, exceto as matrizes de criadores profissionais.

O que é a castração? 
A castração é um procedimento cirúrgico simples, que dura entre 5 a 15 minutos e consiste na retirada dos órgão produtores de células reprodutivas. 
Castração é o termo mais apropriado a se utilizar, e compreende a retirada cirúrgica dos órgãos produtores de células reprodutivas (testículos, nos machos e ovários, nas fêmeas, sendo que nas fêmeas é retirado também o útero). O termo técnico para estas cirurgias são: orquiectomia bilateral, para os machos e, ovariohisterectomia, para as fêmeas. O termo esterilização vem sendo erroneamente empregado, pois é mais adequado ao processo de eliminação de agentes contaminantes em ambientes, equipamento e materiais cirúrgicos e hospitalares. 
A castração de machos e de fêmeas são cirurgias que impedem a procriação. Deve ser realizada, única e exclusivamente por um Médico Veterinário e existe uma necessidade do mesmo estar sob anestesia geral. 
A castração de machos é mais fácil e mais rápida (a cirurgia, em si, dura em média 10 minutos, porém profissionais treinados a realizam em até menos tempo), e requer menos cuidados no pós-operatório. São retirados os testículos e alguns órgãos adjacentes, enquanto que nas fêmeas, requer alguns dias de atenção pós-operatória até à cicatrização. A cirurgia equivalente, em fêmeas dura em média, 15 minutos.
10 grandes motivos para castrar o seu bichano 
1. A castração previne o aparecimento de doenças, como o câncer de útero. Fêmeas castradas reduzem em até 90% as probabilidades de desenvolver câncer de mama. 
2. As fêmeas e os machos não ganham peso após a castração. Em alguns casos, ocorre aumento do apetite, porém, desde que haja um controle na dieta, após a cirurgia, esse problema não ocorre. 
3. Castrar evita o sofrimento, seja ele físico ou mental, tanto para fêmeas quanto para machos. 
4. Evita que nasçam filhotes indesejados ou para os quais você não está capacitado ou não tem condições financeiras de suportar.
5. Gatos não castrados podem miar ininterruptamente, quando no cio. Ao castrá-los, eles deixam de sofrer e você (e seu ouvido!) também!

6. Os animais tornam-se mais dóceis e meigos. 
7. A ausência do interesse sexual reduz a ocorrência das fugas para a rua na busca de fêmeas, de lutas pelo território ou por uma parceira sexualmente ativa.

8. A castração diminui em cerca de 70% o instinto de marcação de território com a micção. Seu gato certamente não ficará mais urinando pela casa, melhorando substancialmente esse comportamento inoportuno.
9. A relação custo-benefício é muito relevante. O preço de um procedimento como este pode variar, mas gira em torno de R$ 70 a R$ 100, sendo que a cirurgia na fêmea é mais cara por ser mais demorado e delicado. Mas não se esqueça que, quando comparado com os custos de repetidas idas ao veterinário para tratar de animais feridos depois de brigas ou de atropelamento quando de fugas, por exemplo, ou os custos referentes aos cuidados necessários à mãe dos filhotes, mais alimentação, vermifugação e vacinação dos filhotes. Isto, com certeza resultará em despesas veterinárias bem mais elevadas. A castração comporta um custo único que é diminuto quando considerados os seus benefícios.

10. para manter o equilíbrio populacional e conter as zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e o homem).


Ame seu pet! 

Nenhum comentário: