sexta-feira

Dicas para cuidar bem do seu gato no inverno


Estimule seu gatinho a tomar banhos de sol;
Mantenha a cama do felino com edredom e com estrado sempre embaixo, de modo a evitar a sensação de friagem proveniente do contato direto com o chão; 
Atenção: nessa época, não exponha a soneca de seu gatinho ao relento e não o deixem sem agasalhos; 
Opte por colocar roupas em seus gatos que tenham a pelagem muito curta;
Prefira as camas do tipo iglu, uma vez que é mais fácil para o gatinho se esconder e se proteger do frio;
Sempre mantenha as vacinas próprias em dia, dê destaque especial para a medicação contra a rinotraqueíte, doença por que são acometidos os gatos na época do inverno, entre muitas outras enfermidades respiratórias e infecções graves. 
Outras recomendações para a boa saúde de seu gatinho durante o inverno incluem: Não corte ou apare o pelo de seu animalzinho de estimação na época de frio, já que são os pelos que ajudam a regular a temperatura constante do corpo dele.
Evite passear com seu gatinho em horários ou em dias muito frios; 
Ao dar banho em seu pequeno felino, atente para o fato de que a água deve ser aquecida e, posteriormente, os pelos devem ser secados.
Não deixe seu gato exposto ao vento ou à chuva, pois, embora eles tenham muito pelo, eles sentem bastante frio e podem se danificar com as baixas temperaturas do inverno; providencie para eles, um local de repouso coberto, seco e confortável, em que estejam protegidos das adversidades do clima;
Atenção: mesmo que os gatinhos tenham o costume de dormir dentro de casa, reserve para eles, um local quente e aconchegante; opte pelo reforço de um cobertor ou de uma bolsa de água quente nas noites de maior friagem.


Não deixe seu gatinho vulnerável aos resfriados e às gripes, pois, se nos humanos trata-se de algo desagradável, mas de fácil tratamento, nos felinos domésticos, sintomas como a tosse, as inflamações nos olhos, as secreções nasais e os espirros sinalizam a gravidade e a dificuldade de se curar enfermidades sérias. Portanto, solicite ao veterinário de sua confiança que aplique as vacinas especiais em combatam a gripe felina, de modo que se previna de qualquer problema. Mantenha seu gatinho saudável, bom trabalho e boa sorte!


2 comentários:

Unknown disse...

Tadinhos eles sentem frio como nós e precisam de cuidados especiais.

Pedro disse...

Quanta dica legal para quem tem gatinhos!
Beijinhos
Pedro