quinta-feira

Festa no telhado: por que os gatos "gritam" quando acasalam?


Os barulhos de miados e brigas dos gatos em período de acasalamento são manifestações naturais, pois eles têm nos sons altos um dos principais elementos dos seus romances. Para atrair machos da espécie, quando uma gata entra no cio, ela começa a emitir um miado característico e a partir daí, o volume de barulho só cresce. Os machos atraídos miam em resposta e se concentram em torno da gata, momento em que inicia o processo de disputa pela fêmea, o que leva os machos a produzirem mais miados, que são os gritos de confronto.

O barulho crescente se agrava pelo fato de os gatos naturalmente serem mais ativos à noite, pois a hora em que a maioria das pessoas quer dormir é a mesma em que os gatos se dedicam às suas atividades sociais como a defesa de território e o acasalamento.

E é na hora do acasalamento que a sinfonia felina chega ao seu ápice, com os gritos de dor da fêmea provocados por pequenas estruturas semelhantes a "espinhos" presentes no pênis dos gatos machos. Esses espinhos têm a função de estimular a ovulação da gata no momento certo, aumentando as chances de fecundação.

Um comentário:

Gateira e Blogueira disse...

Oi Soninha!

Adorei seu blog e confesso que não sabia de muitos detalhes sobre o acasalamento dos felinos!

Um grande beijos!

http://gateiraeblogueira.blogspot.com.br/