domingo

Você tem um gatinho?


ACESSÓRIOS E COMPLEMENTOS

1. Em casa

a) Cama – deve ser confortável e acolhedora pois será o local de descanso do gatinho. É importante que seja feita num material lavável, de secagem rápida e de preferência amovível (que possa separar a capa do colchão).

b) Comedouro e bebedouro – devem ser em inox ou cerâmica, por serem mais duradouros e higiênicos do que o plástico. Coloque-os separados um do outro. Os gatos gostam de ter um sítio para comer e outro para beber.

c) Caixa de areia – deverá ter uma caixa com areia para o seu gatinho utilizar como casa de banho. De preferência deverá ter sempre mais uma caixa que o número de gatos (se tem 1 gato, ter 2 caixas, se tem 2 gatos, ter 3 caixas, etc). Estas devem estar afastadas das fontes de água e comida e sempre em sítios recatados e sossegados. Evite colocá-las junto a máquinas que fazem barulho e que podem assustar o seu gatinho (máquinas da roupa, por ex.). As caixas podem tapadas ou descobertas.

d) Areia – existem vários tipos de areia: grossa, fina, aglomerante, de sílica, perfumada, não perfumada, etc… A sua escolha far-se-á em função da sua preferência mas, em geral, uma areia aglomerante é mais fácil de limpar e acaba por ser mais económica porque há menos desperdício. Em geral os gatos preferem areias finas (como a areia da praia), que não magoam as almofadinhas.

e) Pá para a areia – deverá comprar uma pá para retirar os dejectos e a urina do WC. Deverá efetuar esta limpeza de cada vez que o seu gato utilizar o caixote (caso esteja presente) ou, pelo menos, diariamente. A reposição com areia nova também deve ser feita consoante a necessidade e, de vez em quando, é necessária uma limpeza geral do caixote, em que o mesmo é lavado e toda a areia substituída na totalidade. Os gatos não usam caixotes sujos. Caso não limpe o do seu gato com a frequência necessária, ele vai evitar usá-lo e poderá começar a fazer as suas necessidades em locais indesejáveis.

f) Brinquedos – estes deverão ser resistentes, educativos e estimulantes. Existem caninhas de pesca, plataformas com molas e brinquedos com penas, brinquedos dispensadores de comida, etc. Lembre-se sempre que tem um pequeno caçador em casa, curioso por natureza, muito observador e que adora desafios!

g) Arranhador – o seu pequeno tigre precisa de arranhar, para marcar o território que o rodeia. Não vai conseguir inibir este comportamento, pelo que é melhor arranjar-lhe algo em que que o seu gato possa prender as unhas e arranhar, em vez de atacar os sofás lá de casa.

h) Guloseimas – poderá ter em casa pequenas guloseimas para dar ao seu gatinho como recompensa pelo bom comportamento ou simplesmente como miminho! De preferência escolha aquelas que estão indicadas para melhorar o hálito ou as que têm malte para facilitar a eliminação das bolas de pêlo.

2. Na rua e em Viagem

a) Coleira: uma coleira com uma chapinha com o seu número de telefone permitirá identificar o seu gatinho com facilidade. As coleiras para gatos devem ter um elástico ou um fecho de segurança para que, caso o animal fique pendurado pela coleira, esta se abra e ele se solte com facilidade.

b) Caixa de Transporte: no carro deverá trazer o seu gatinho sempre preso. O ideal será optar por uma caixa de transporte que pode colocar no chão do carro ou presa no banco com o cinto de segurança.

Nenhum comentário: