segunda-feira

Os 03 melhores sítios para acariciar o gato


Dar festas ajuda a estabelecer um laço entre o dono e o animal. Enquanto o dono dá carinho ao animal, recebe em troca benefícios para a saúde, como uma tensão arterial mais baixa, menos stress, etc.

Os melhores sítios para dar festas ao gato são:
1. Cabeça

Segundo um estudo de 2002 publicado na revista “Anthrozoos”, o local preferido dos gatos é na região entre os olhos e as orelhas. Os gatos têm nesta região temporal uma glândula que usam para marcar pessoas e objectos como algo “positivo” ou “seguro”. Ao estimular esta zona e deixar-se marcar está a reforçar o laço positivo entre si e o seu gato.

Os gatos gostam também de ser acariciados nas zonas das bochechas, no topo da cabeça e à volta do queixo. Ao afagar a zona do focinho, faça-o de forma delicada e com um toque suave.
2. Costas

No corpo, o sítio mais comum onde os gatos apreciam festas é nas costas. Esta zona é vista também como a mais segura para fazer festas a gatos de amigos. Acaricie o gato sempre no sentido de crescimento dos pêlos.


3. Peito

A zona do peito é também uma das preferidas do gato, mas geralmente implica mais confiança por parte do gato para se deixar tocar nessa região. Se o gato expõe o peito e a barriga para ser acariciado é sinal de confiança no dono. Se o gato não expõe naturalmente esta zona não o force, pois o animal pode não gostar e morder. 
Sinais de que o gato está a gostar das carícias:

- Ronronar
- Babar
- Adormecer
- Piscar os olhos muito lentamente 
Os piores sítios

1. Cauda

Os gatos não gostam de ser acariciados na cauda. Alguns gatos não suportam até que se lhes toque nesta zona.

2. Patas de trás

Toda a zona posterior dos gatos é um local a evitar para dar festas. As patas de trás não são dos sítios preferidos do seu gato para ser mexido. 
Sinais de que o seu gato não está a gostar:
- Orelha junto à cabeça
- Abanar a cauda
- Rosnar
- Bufar

Os gatos gostam de ser acariciados em alturas e locais calmos. Apresente primeiro a mão ao gato para ele cheirar antes de começar a afagá-lo.

Deve acariciar o gato nas zonas que ele prefere, mas tenha em mente que deve habituar o gato a que seja tocado em todo o corpo. Procure contudo não forçar o animal e habituá-lo desde pequeno a um check-up semanal por todo o corpo.

Nenhum comentário: