sexta-feira

Escovação em Gatos, uma prática saudável.


Os criadores de cachorros tem um costume forte de escovar os pelos dos seus animais, porém esse costume não é tão acentuado nos donos de bichanos.

Gatos são animais independentes, costumam cuidar de sua higiene e beleza com maestria mas a escovação vai além desses fatores. É comum dos felinos se banharem e pentearem várias vezes ao dia, dando aos seus donos a ideia de que ele não precisam de maiores cuidados com o pelo. A escovação diária, entretanto trás resultados imediatos e vantagens tanto para o felino quando para o ambiente.


Primeiramente a escovação reduz a queda de pelos. Gatos soltam uma grande quantidade de pelos diários e apesar de ingerirem boa parte deles a grande maioria vai para a casa onde estão. No caso, vão sempre para as roupas de tecido preto, sofás, camas, mesa (bem na hora do jantar você percebe inúmeros pelos perto do prato) e etc. Uma loucura!

Escovar a pelagem deles vai diminuir essa saraivada de pelos, pois estará retirando grande parte dos pelos mortos.


A segunda grande vantagem é diminuir a quantidade de pelos que os gatos ingerem. As bolas de pelo que os gatos botam pra fora não expele todo os fios engolidos e o que sobra vai se acumulando no organismo dos bichanos e isso pode causar sérios danos a saúde como problema de digestão, diarreia, vômitos e até graves doenças por não receberem a comida devidamente, nesses casos a solução é uma intervenção cirúrgica.

Caso existam vários gatos no mesmo ambiente a ingestão de pelos pode ser ainda mais grave para os mais velhos pois esses costumam “banhar” os mais jovens.


A terceira vantagem é sem duvida a interação que a escovação vai proporcionar. Gatos são dengosos e adoram atenção e carinhos (Alguns não tanto), a escovação é um momento prazeroso pra eles e claro, pra quem ama animais, também é uma delícia.


É importante comprar a escova certa, nunca deve ser usada aquela escova de metal comumente usada nos cachorros pois os gatos tem uma pele muito sensível. Procure escovas de cerdas plásticas ou de materiais macios. Dê preferência para aquelas de fácil lavagem afinal gatos detestam sujeira, é importante manter a escova sempre limpa para o uso.


Para os donos que são adeptos dos banhos em gatos é recomendado não fazer a escovação no dia do banho, os felinos ficam mais sensíveis e irritadiços e podem não aceitar bem a o ato, principalmente se ainda estiverem molhado.


O hábito de escovar os pelos dos gatos é um momento de intimidade e saúde. Cuide, ame e mime o seu bichinho, afinal você escolheu ele como amigo. Um animal feliz é sinônimo de companheirismo para todas as horas. Vamos pentear!

Um comentário:

Unknown disse...

Sempre que eu lembro eu escovo meus gatos, soltam muitos pelos...bjs!