domingo

Scottish Fold


Os Gatos da Raça Scottish Fold são conhecidos pelas suas orelhinhas dobradas em direção aos olhos, e também por sua meiguice. Conheça mais um pouquinho sobre essa raça tão querida e admirada por gateiros e gateiras do mundo inteiro!

Histórico

O Scottish Fold é uma raça que sofreu mutação genética natural, que fez com que a cartilagem de suas orelhas dobrassem em direção aos olhos. Alguns até chamam carinhosamente a raça como Gatos-Coruja, por terem olhos grandes e expressivos e orelhas dobradas para frente, lembrando uma coruja.

Esse gato teve origem na Escócia, no ano de 1961. Em uma fazenda perto da cidade de Coupar Angus, onde havia uma gata com as orelhas dobradas. Essa mesma gata teve filhotes, e dois deles tinham as orelhas dobradas como as da mãe. O Fazendeiro Willian Ross, que era um apaixonado por gatos, adquiriu os dois gatinhos, e com ajuda do geneticista Pat Turner produziu 76 filhotes nos três primeiros anos: 42 com orelhas dobradas e 34 com orelhas retas. A Conclusão foi que a mutação das orelhas é devida à um gene dominante que dá a característica das orelhas dobradas.

Desde então, os Scottish Fold vem se tornando cada vez mais populares, principalmente no Canadá e Estados Unidos.



Características Comportamentais

A Raça Scottish Fold é de boa índole e super amistosa, tanto com humanos, quanto com outros gatos e até outros animais. São brincalhões e meigos, e seus olhinhos são muito expressivos. Tem miados suaves e se adaptam fácil à situações como novas pessoas em casa e novos animais.


Características Físicas

A característica física mais marcante, com toda a certeza, são suas orelhas dobradas em direção aos olhos. Bem por este motivo, deve-se ter um cuidado muito especial com as orelhinhas, pois esses gatos são mais propensos a ter infecções no ouvido e doenças causadas por ácaro, por essa raça apresentar um acúmulo maior de cera nos ouvidos, em relação à outros gatos.

Mas além das orelhas peculiares, o Scottish Fold é um gato de porte médio (3kg a 4 kg para fêmeas e 4kg a 5kg para machos), com cabeça e corpo bem arredondados. Esse gato também possui pernas mais curtas que o normal, aparentando serem “baixinhos”. Os olhos do Scottish Fold também são bem particulares, grandes, expressivos, e amplamente espaçados, que dão um expressão “doce” ao gato. A cor dos olhos varia de acordo com o manto da pelagem, podendo variar do mel, dourado, castanho ao verde.

O Scottish Fold apresenta pelagem curta a média, bem densa e macia. Os padrões da pelagem podem ser sólidas (nas cores Branca, Preta, Azul, Vermelho, Creme, Prata Azul ou Azul-Creme), Tabby (Tigrado), Tartaruga e Bi-color.


Cuidados

O primeiro cuidado primordial com seu gato, seja ele Scottish Fold ou de outras raças, é manter sempre comedouros e bebedouros limpos e abastecidos (comida nas horas certas e água sempre fresca e à vontade. A ração sempre de boa qualidade e balanceada de acordo com as necessidades de crescimento e desenvolvimento do seu gato. Disponibilize uma caixinha de areia, que deve ser limpa diariamente e trocada de areia semanalmente, ou até duas vezes por semana.


O Scottish fold tem suas orelhas muito sensíveis, e tem acúmulo maior de cera do que em outras raças de gatos. Portanto, com um lenço limpo, embebido em uma solução específica para limpeza das orelhas, limpe com cuidado o interior das orelhas do seu gatinho. No banho, que pode ser dado mensalmente ou quinzenalmente, procure não molhar o rosto e orelhas do seu Scottish Fold. Deixe para limpar essas áreas com um pano umedecido, para evitar que entre água no nariz, olhos e ouvidos do seu gato.


A pelagem do Scottish Fold exige escovação semanal, ou se ele estiver na época de perda de pelos, até duas vezes por semana, com uma escova especial encontrada em qualquer clínica veterinária ou petshop.

E é claro, disponibilize arranhadores e brinquedos para seu Scottish fold. Lembre-se também de dar muito amor, carinho e atenção para ele! afinal, ele é muito apegado aos humanos.


Vacinas

60 dias de idade – 1ª dose da Vacina Quádrupla

90 dias de idade – 2ª dose da Vacina Quádrupla

120 dias de idade- 3ª dose da Vacina Quádrupla

1 semana após da 3ª dose da Vacina Quádrupla – Vacina Anti-Rábica

Depois disso, deve ser dado reforço da vacina Quádrupla e da Anti-rábica anualmente.

2 comentários:

Anne Lieri disse...

Nossa! Que carinha mais fofa! Lindinho demais! bjs,

Pedro disse...

Soninha, que gatinho mais fofo!Gostei da orelha dele!
Beijinhos
Pedro