quinta-feira

Fases da vida de um gato!


*Filhote*

Um novo amigo chegou!

Pequenos e frágeis, os gatinhos precisam de atenção e cuidados.

Na hora do nascimento, cada gatinho nasce num envoltório que a mãe rompe ao limpar o filhote, ela come a placenta o que estimula a produção de leite. Ela não se contenta em apenas amamentar seus filhotes, mas passa grande parte do tempo a lambê-los e lustrá-los com sua língua áspera.

Cuide bem do seu filhote, pois ele é suscetível a um grande número de parasitas e precisam de cuidados especiais para proporcionar uma relação saudável entre você e seu amigo.

Alimentação

O período de amamentação é fundamental. Após o desmame, a melhor opção é ração adequada para filhotes. Não dê a sua comida, pois os gatos têm carências nutricionais diferentes das nossas! Os filhotes desmamados de 7 ou 8 semanas devem ser alimentados ao menos três vezes ao dia.Lembre-se que os filhotes crescem muito rapidamente e que o seu apetite e necessidade de alimentação aumentam também. Alimente os filhotes sempre que achar conveniente e nunca menos que três vezes ao dia até eles completarem 6 meses. Caso haja sobra de alimento no comedouro, o mesmo deverá ser retirado em no máximo 15 minutos.


*Adolescentes*

É hora de aprendizado e diversão!

O gato jovem é extremamente carinhoso e tem energia de sobra para brincar!

O primeiro cio ocorre geralmente com 12 meses de idade, mas pode ocorrer por volta de 7 meses. As gatas podem ter até 3 partos por ano. O número de filhotes por parto, em média, é de 4 a 8 gatinhos.

O jovem felino tem vontade de descobrir o mundo. Por isso mantenha um ambiente doméstico interessante e atrativo. Um ambiente desinteressante, sem atividades lúdicas, pode fazer com que ele queira sair de casa até mesmo em busca de parceiros. Para minimizar esse risco, alguns veterinários recomendam a castração, o que também pode diminuir a demarcação de território pelo xixi.

Alimentação

Seu gato merece o melhor!

Para ficarem saudáveis, nossos amigos precisam de uma ração balanceada específica para esta faixa etária. Ofereça bastante água fresca, não é recomendado dar restos de comida!


*Adultos*

Independentes, mas companheiros.

Gatos são amigos fiéis e carinhosos. Esqueça a "lenda" que diz que eles se apegam mais à casa do que ao dono! Eles são inteligentes e podem até responder quando o seu nome é chamado, pois possivelmente assimile a entonação de voz do seu dono.

O período de gestação da fêmea é de 63 a 68 dias.

Alimentação

Mantenha seu felino em forma!

Dê para ele ração indicada para esta faixa etária. Fique atento ao seu peso, para que seu amigo não sofra de obesidade, e corra risco de desenvolver problemas de saúde.


*3° Idade*

O bom e velho amigo.

O envelhecimento é um processo natural no gato e em outras espécies. A qualidade de vida na "terceira idade" refletirá a hereditariedade do animal e também os cuidados que recebeu de seu proprietário. O gato idoso irá gostar de mais horas de sono, de lugares ensolarados e quentes. Sossegados e manhosos, adoram um afago.

O felino idoso tem tendência a tomar menos água, por isso cuide do fornecimento dela e observe o consumo.

As brincadeiras fazem parte do estilo de vida dos gatos até mesmo dos mais velhinhos. É importante para o bem-estar de seu gato. Não deixe que ele se acomode!

O animal nesta fase precisa de alguns cuidados especiais. Informe-se com um Médico Veterinário a respeito.

Alimentação

Cuide da dieta de seu amigo

Uma boa nutrição é fundamental para seu gato. A melhor opção é uma ração sênior. Consulte o Médico Veterinário para uma melhor orientação.

Nenhum comentário: