terça-feira

O mundo visto pelos olhos do seu gato


O hábito dos gatos morderem, por vezes, os pés dos donos e outros brinquedos pode estar enraizado no instinto do animal, mas não só. Os gatos têm uma visão única e por esse motivo, o artista Nickolay Lamm realizou um trabalho onde tentou captar as diferenças entre a visão de gato e visão humana. 
Enquanto os seres humanos são capazes de verem cores mais vibrantes durante o dia, os seus companheiros felinos ganham vantagem quando se trata de visão periférica e visão noturna.

Criaturas da Noite

Os gatos têm um campo de visão mais amplo – cerca de 200 graus, em comparação com a visão de 180 graus dos seres humanos. Os gatos também têm uma maior amplitude de visão periférica, ideal para detectar que o rato (ou o brinquedo) que se está a mexer no canto.

Os gatos são animais crepusculares, ou seja, eles são activos ao amanhecer e entardecer. Os seus olhos têm de seis a oito vezes mais bastonetes, o que significa que estes animais são mais sensíveis a luz baixa, do que os seres humanos.

Para além do referido, a forma elíptica dos olhos dos gatos com as córneas maiores e o tapetum lucidum, uma membrana posicionada dentro do globo ocular que reestimula a retina ao refletir a luz na cavidade, contribuem para uma excelente visão noturna.
As cores

A retina humana tem cerca de 10 vezes mais cones do que os gatos, os receptores de luz que funcionam melhor sob luz intensa. .

Os seres humanos também têm três tipos de cones, permitindo-lhes ver um amplo espectro de cores, com picos de sensibilidade ao vermelho, verde e azul. Embora os gatos possam ter três tipos de cones, o número e distribuição de cada tipo varia. Em testes efectuados, os gatos não parecem ver a gama completa de cores a que os humanos têm acesso.

Alguns especialistas acreditam que a visão de cores é limitada ao azul e cinza, enquanto outros acreditam que é semelhante aos cães, mas com menos riqueza de tons e saturação das cores. Os cães não conseguem distinguir entre objetos, amarelo, verde e vermelho alaranjado.
Vista com menor resolução

Os seres humanos também podem ver com maior resolução, com uma maior gama de cores vibrantes, graças à presença de muitos cones nos olhos.

Os seres humanos podem ver objetos claramente entre 30 a 60 metros de distância, enquanto os gatos só o conseguem fazer até 6 metros.

Nenhum comentário: