sexta-feira

SÍNDROME BRAQUICEFÁLICA- estenose de narinas no gato persa

 
A presença de estenose dos orifícios nasais é uma alteração relativamente frequente em raças braquicefálicas tanto de cães quanto de gatos como o persa, himalaios, exóticos. Este problema origina uma dificuldade para a entrada de ar para as vias respiratórias, pela diminuição do diâmetro transversal na cavidade nasal. Surgem assim ruídos ou estridores inspiratórios, que basicamente se manifestam por inspirações do animal com a boca aberta.
O diagnóstico é fácil, por simples observação dos orifícios nasais durante a respiração: nesses casos, na fase inspiratória, as cartilagens são deslocadas medialmente agravando a obstrução. O prognóstico, após a reconstrução cirúrgica, é bom somente se o paciente somente apresentava essa anomalia. A correção cirúrgica baseia-se na eliminação da prega alar lateral. A resseção do tecido deverá ser feito o mais caudalmente possível para assegurar um aumento no diâmetro dos orifícios nasais.

O prognóstico é pior quando coexistem várias alterações congênitas , fato que é muito frequente. De modo que quando encontramos um problema congênito, sempre devemos descartar a presença de outros, que neste caso são alongamento do palato mole, colapso laríngeo e hipoplasia traqueal.


Nenhum comentário: