Vermifugar nossos gatinhos não é apenas importante mas também é indispensável, especialmente quando o gato ainda é um filhotinho. A vermifugação deve ser feita por volta dos 30 dias de vida, para que o gatinho já comece a ficar imune aos parasitas existentes no meio ambiente. Mas não são apenas os filhotes de gatinhos que precisam ser desparasitados, os gatos adultos também devem ser vermifugados anualmente, para evitar que fiquem suscetíveis a doenças causadas por endoparasitas. A administração de vermífugos deve ser realizada de acordo com o estilo de vida e o ambiente onde o gato vive. Se você tem um gato que fica fora de casa, a vermifugação é obrigatória. A maneira mais comum de contágio por vermes é em gatos que passeiam na rua, onde estão em contato com as fezes de outros animais, alimentos e água que podem estar contaminados.
Como você deve fazer a vermifugação de seu gato?
Assim que seu filhote chegar em casa é importante levá-lo ao veterinário para passar por uma consulta. Se seu gato for adquirido de um gatil certificado, provavelmente ele já estará vermifugado antes de chegar em sua casa, no entanto, boa parte dos proprietários de gatos, acabam optando pela adoção. As vezes de um abrigo, as vezes da rua, e nestes casos é importantíssimo ter um cuidado ainda mais rigoroso, pois estes animais estão obviamente no grupo de gatos mais suscetíveis a doenças causadas por endoparasitas.
A desparasitação ou vermifugação do gato geralmente é feita sem que haja necessidade de realizar um exame de fezes para determinar que tipo de parasita pode estar presente no seu bichano. Como já havia dito, normalmente é dada a primeira dose aos 30 dias de vida, no caso de um gatinho filhote, em seguida, repete-se a dose com 45 dias de vida. Aos 60 dias de vida se administra a terceira e última dose de vermífugo. Nesta etapa, alguns veterinários podem sugerir que seja feito um exame de fezes, a fim de verificar se não há mais larvas ou vermes em seu gato. Geralmente em casos de gatos filhotes não necessita-se fazer exames, também poderá ser indicado pelo veterinário, uma complementação mensal de vermífugo, até que o gato complete 6 meses de vida, e também costuma-se aconselhar que os gatos sejam vermifugados regularmente ou de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses por toda sua vida. Como você já deve ter notado, cada caso é um caso e você vai precisar de orientação de um especialista para o caso de seu peludinho.
Por que preciso vermifugar meu gato? Qual o benefício o vermífugo trará para saúde dele?
Quando um gato não é vermifugado da forma adequada ele poderá ser acometido de um série de enfermidades diferentes, podendo debilitar o seu organismo, e, em alguns casos mais graves, causar problemas de saúde muito mais sérios. No caso de filhotes de gatos que são ainda mais sensíveis, por estarem formando seu sistema imunológico, as consequências da falta de vermífugação podem ser ainda muito mais severas, colocando a vida de seu filhotinho em risco.
Quais são os sintomas que um gato pode ter quando está com vermes?
abatimento,
cansaço,
palidez,
diminuição ou perda do apetite,
sonolência,
emagrecimento,
diminuição da resistência,
crescimento lento,
mucosas esbranquiçadas,
alteração no volume das fezes,
vômito,
diarreia
Lembre-se que doenças causadas por vermes podem ser fatais para seu gato, principalmente se ele for ainda um filhote, por este motivo a vermifugação é tão importante para seu peludo. Se seu gatinho estiver esfregando a bundinha no chão também poderá ser um indicativo de que seu gato precisa ser vermifugado. Portanto sempre que você perceber alguma mudança no comportamento de seu gato, é aconselhável levá-lo a um veterinário o mais rápido possível a fim de diagnosticá-lo de uma forma rápida. Tenha em mente que levar nossos bichinhos ao veterinário o mais prontamente possível é sempre a melhor forma de garantir que ele tenha uma vida saudável e feliz.
Existe alguma forma de observar a presença de vermes em gatos sem sintomas de verminose?
Sim, se você observar pequenos grãozinhos que parecem com sementes de gergelim, próximos à caminha de seu gato, ou em seu corpinho, pode ser que ele esteja infectado por tênia, a famosa solitária. Estes pequenos segmentos também podem ser observados ainda vivos e neste caso parecem pequenas minhoquinhas brancas se mexendo, ou próximo a bundinha ou mesmo nos lugares em que ele fica. Existem 2 tipos de Tênias a Dipylidium caninum e a Taenia taeniaformia. A primeira infeta seu gato se ele engolir uma pulga infectada a segunda infeta gatos que ingerem algum animal infectado, como passarinhos por exemplo.
É caro dar vermífugo para meu gato?
Os custos de vermífugos para gatos podem variar um pouco, geralmente a administração de um medicamento para desparasitação tem indicação de administração por via oral, cujo o custo poderá variar entre R$12,00 a R$31,00, geralmente os vermífugos de amplo espectro são comprados em farmácias veterinárias e em lojas de produtos para pets. Existem várias marcas diferentes de medicamentos que podem ser recomendadas, dependendo do tipo de verme. Os vermífugos mais comuns, combatem os vermes cestoides e nematódeos presentes no intestino de seu gato em uma dose única. Muitos deles podem ser misturados na comida do gato e são palatáveis.
Posso comprar um vermifugo baratinho no pet shop e vermifugar meu gato a cada 3 meses?
Não, infelizmente o problema é que vermífugos são substâncias tóxicas e muitos gatos podem acabar intoxicados se você não estiver dando o remédio adequado e a dosagem certa para o caso de seu felino. Em casos de gatos adultos é muito recomendado fazer o exame de fezes previamente e só assim fazer uso do medicamento adequado e somente se houver necessidade. Mantenha a vacinação de seu gatinho em dia, cuide bem do controle ambiental a fim de mantê-lo livre de pulgas e carrapatos. Leve seu gato a cada 6 meses para uma consulta de rotina ao veterinário, cuide sempre muito bem da saúde de quem você ama. Seu gato agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário