terça-feira

Os Gatos e o Frio

 

Quando chega o inverno, uma das dúvidas que os donos dos gatos podem ter é como é que estes são influenciados pelo frio. A primeira coisa que temos que saber é que os gatos não passam muito bem com o frio, sobretudo em alguns casos específicos.

Neste artigo trataremos de explicar a relação dos gatos com o frio, com que gatos se recomenda ter mais cuidado, e também alguns conselhos para cuidar impedir que a nossa mascote passe frio.


Que gatos se devem proteger mais do frio?

Apesar de todos os gatos sentirem frio no inverno, existem alguns que são mais propensos a sofre-lo e que são mais afetados de forma perigosa.

Falamos principalmente das raças que contam com pouco pelo ou inclusive com nenhum. Assim, a priori, aparecem-nos algumas raças como a siamesa ou a Sphynix  como possíveis raças propensas a sofrer com o frio.


Sphynix 

Independentemente da raça que seja, com os gatos pequenos devemos prestar uma especial atenção, já que os mais pequenos não possuem um sistema imunitário perfeito, e o frio pode ocasionar-lhes doenças ou problemas de saúde. O melhor com eles é oferecer-lhes abrigo e uma quantidade maior de alimento.

Siamês

Outro dos casos em que devemos ter especial cuidado é com os gatos que já são de idade avançada. Estes, tal como os pequenos, não contam com uma boa imunidade, pelo que o frio pode também causar-lhes problemas de saúde.

Idoso

O último caso especial é o dos gatos que se encontram já doentes. A estes devemos prestar-lhes muito mais atenção já que a sua doença poderia piorar ou poderia adquirir outra que piore o seu estado.

No caso de sofrer de artrite deve-se cuidar-se muito dos gatos, já que o frio afeta especialmente este padecimento.

Doente

Conselhos para proteger os gatos do frio
Dentro dos conselhos que deves seguir para que os gatos e o frio não se convertam num problema é ter sempre o teu gato dentro de casa.

Em caso do teu gato gostar muito de sair, deves protege-lo com algum abrigo especial para gatos e também dar-lhe mais alimento, já que com o frio gastam mais energia para se manterem quentes.

Se vires que há algum gato vagabundo que está na rua e o frio é abundante, ajuda-o avisando alguma protetora de animais ou tu mesmo dando-lhe alimento e refúgio enquanto procuras outra solução.

É igualmente importante ambientar muito bem a casa para que os gatos tenham vários sítios calorosos e cômodos onde descansar.

Nenhum comentário: