segunda-feira

Gatos de apartamento


Hoje em dia a maioria das pessoas mora em apartamentos na cidade e, os gatos são os animais ideais para quem dispõe de pouco espaço ou prefere um animal mais limpo, mais sossegado e menos ruidoso do que os cães.

A maior parte das raças de gatos é propícia a tornar-se doméstica, ou seja, a maioria dos gatos poderão ser gatos de apartamento sem qualquer problema, e extremamente felizes se forem bem cuidados.

Apesar de ser fácil lidar com gatos em apartamentos existem cuidados que terão de ser levados em conta.

Cuidados a ter

- Um dos aspectos mais importantes é ter em conta que os gatos gostam de perseguir tudo o que voa. Moscas, borboletas, traças ou mosquitos são os principais perigos voadores de um gato de apartamento pois eles voam pelas janelas abertas e o gato, com ânsia de caçador, provavelmente tentará apanhar um destes insectos sem se aperceber que está a saltar de uma janela.

- Para contornar este perigo iminente existem telas próprias para colocar nas janelas que evitam os voos perigosos dos nossos pequenos felinos. Tenha em atenção caso não coloque telas em todas as janelas e utilize a velha máxima. Se a janela não tem tela, está fechada!

- Não esqueça que o gato é um animal caçador por natureza. Encontre alguns brinquedos que sejam do seu agrado para que ele se mantenha entretido enquanto está acordado. Em qualquer loja de animais terá disponível uma variedade de pequenos brinquedos que serão do agrado do seu pequeno felino, e bastante acessíveis à sua carteira.

- Ao estimular a brincadeira do seu gato também evitará a obesidade, um dos maiores problemas dos gatos de apartamento. O exercício físico é fundamental para que o gato se sinta feliz e completo.

- Coloque um ou mais arranhadores em locais onde o gato passa diariamente para que ele se habitue a arranhar no poste e não no seu sofá novo ou no móvel vintage que tem na sala.

- Não se esqueça da caixa de areia para o felino poder fazer as suas necessidades.

- Por último o mais importante, o gato de apartamento, apesar de ser um animal mais independente do que o cão, não dispensa uma boa dose de carinho e mimos para se sentir feliz. Perca tempo diariamente com o seu gato, crie laços com ele e trate-o com respeito para que ele se sinta em casa.

- Apesar de um gato de apartamento necessitar de pouco espaço não se esqueça que ele também precisa do “seu” espaço. Um local onde pode estar descansado quando quer estar sozinho, com uma cama confortável (que provavelmente nunca usará) e água à disposição.

Um comentário:

Nal Pontes disse...

Oi, Soninha, que lindo o seu blog. è mais que 10. Boas dicas aqui para quem tem animais. Beijinhos.