sexta-feira

Gato de Chartreux

Podemos dizer que a história da raça do Chartreux pode ser até mesmo levada em consideração como uma lenda. Diz a lenda que seus antepassados chegaram à França através do mar, vindos de locais distantes como a Síria e o Irã, estes que foram trazidos pelos cavaleiros que regressavam das cruzadas.

Contam os historiadores e especialistas na raça que o Chartreux viveu e ainda recebeu este nome dos monges Cartuxos da França e tenham compartilhado com eles talvez o famoso licor de Chartreuse. Apesar disto uma recente pesquisa indica que por causa de sua aparência e sua pelagem, ele recebeu este nome devido a uma lã espanhola muito conhecida no início do século XVIII.



A presença desta raça era documentada desde o século XVI e era reconhecida por sua textura e cores de pelo sem igual.

Seus percursos, porém até os dias de hoje não foram fáceis, uma vez que o felino quase entrou em extinção, durante séculos a sua pelagem e carne eram comercializados.

O gato desta raça costumava ser criado devido ao seu pelo incomparável e aveludado o que o fazia alcançar um preço bastante alto.


Apesar disto na década de 20 a raça teve uma grande diminuição, porém sobreviveu graças aos esforços de duas freiras que foram atraídas pelos gatos de cor cinza e azulados que vagueavam por terrenos do hospital Belle-Ile-sur-Mer.

Estas freiras passaram então a começar a reprodução seletiva da raça, adaptando um casal deChartreux que vivia na ilha, e se chamavam Marquise e Coquito. Foram estes gatos que formaram então o núcleo de seu programa de criação, e uma das gatinhas da primeira ninhada foi a primeira gata da raça Chartreux a obter o título de Campeã internacional.

Ela foi considerada como a gata mais estética da exposição do Clube de Gatos de Paris, no ano de 1931 e os seus descendentes também foram campeões nacionais e internacionais.

No ano de 1939 foi então reconhecido o primeiro standard da raça de Chartreux, e o famoso gato azul da França passou a ser mais conhecido e representado na Europa Ocidental.

Ao desenrolar a segunda Guerra Mundial, alguns criadores tentavam salvar a raça da extinção, acabando por realizar cruzamentos de gatos azuis com ou sem pedigree, principalmente os Blue e Persas para que pudessem refinar a tradicional raça de origem francesa

Características
Como características, podemos contar com um felino de cabeça grande e arredondada, apesar disto não esférica. Um maxilar forte, bochechas cheias, os machos adultos costumam ter bochechas maiores.

Testa alta, macia, porém não abaulada. Seu nariz possui uma linha reta com tamanho e largura médios, existe um ligeiro stop ao nível dos olhos. Seu focinho é pequeno se for comparado ao tamanho de sua cabeça, costuma ser estreito e afilado com ligeiras almofadas nas bochechas. Possui uma expressão doce e sorridente. Além disto, conta com um pescoço curto e grosso.
Suas orelhas são médias na altura e na largura, bem implantadas no alto da cabeça e com uma postura bastante ereta.

Seus olhos são bastante expressivos, arredondados e abertos. Sua cor vai do cobre ao ouro, sendo que poderá ter uma preferência para a cor laranja claro, profundo e brilhante.

Seu corpo costuma ser robusto, com ombros largos e peito profundo. Sua estrutura óssea é forte, contando com uma massa muscular sólida e densa. Os machos são grandes e as fêmeas médias. A cauda deverá ter um comprimento moderado e é grossa em sua base, afilando-se ligeiramente em direção á ponta oval, possuindo a característica viva e flexível.

Suas pernas são relativamente curtas, contando com uma ossatura fina, direitas e fortes. Seus pés são arredondados e de tamanho médio.


Pelagem

Sua pelagem característica possui um tamanho médio / curto, é ligeiramente lanudo na sua textura e com uma cor considerada uniforme desde a raiz. Seu sub pelo é curto.

Quanto a sua coloração, todos os tons de azul são permitidos, desde os tons azul acinzentado claro, ao azul acinzentado escuro, pontas ligeiramente pintadas de prata. Com uma ênfase na claridade e também uniformidade da cor. O tom que deverá ser preferido é um azul imaculado com um reflexo geral. Sua pele do nariz é azul acinzentado escuro, lábios azuis e as almofadinhas dos pés são de tom rosado.

As chamadas listras fantasmas costumam ser permitidas nos gatinhos bebê bem como as riscas na cauda dos jovens com menos de dois anos. 

Temperamento

O gato da raça Chartreux é um gato bastante dócil, afetuoso, amável, brincalhão, com uma forte personalidade, além de ser muito alegre e independente. Com o seu olhar doce e seu pelo lanudo, costuma cativar qualquer pessoa logo no primeiro olhar.

Costuma apresentar uma série de características típicas de um cão, seguindo seu dono para onde quer que ele vá e o acompanhando em momentos mais alegres e mais tristes. Além disto, ele costuma demonstrar sua enorme devoção e carinho, podendo se ressentir bastante em uma ausência prolongada de seu dono caso ela aconteça.

É um amigo bastante fiel, excelente guardião. Apesar de ter uma aparência calma, costuma ser dotado de uma extrema inteligência e não dispensa uma bela caçada.

Costuma ser um animal bastante silencioso e sensível, não gosta de demonstrar os seus sentimentos e raras vezes é possível o ouvir miar. É um dos felinos menos falador de todas as raças, apesar disto em contrapartida nos contempla com seus eternos e constantes ronrons. Por este motivo é conhecido como o gato ronronante. Pode demonstrar ainda uma grande afetividade pelo seu dono, manifestando sua felicidade e também alegria.

Apesar disto é importante se ter cuidado com o felino desta raça, pois é um gato que prefere sofrer em silêncio e por este motivo seu dono deverá sempre ficar atento. Mesmo indo ao veterinário e não o conhecendo não deixa de ronronar.

São animais que gostam de viver em ambientes calmos, costumam ser bastante tolerantes e também muito sociáveis. Apesar disto não gostam de ruídos estranhos e barulhos altos, pois ficam estressados. Normalmente neste tipo de situação prefere optar por se retirar do local, pois prefere fazer isto a agir com agressividade.
Saúde
O gato da raça Chartreux é um gato de pelo curto e grosso, que requer com isto pouca manutenção, mas apesar disto é necessário alguma atenção especial para que a sua apresentação possa ficar exemplar, por isso é importante realizar uma escovação pelo menos uma vez por semana. Esta escovação além de retirar pelos mortos auxilia na renovação dos fios mortos e possíveis seres prejudiciais à saúde do cão que possam ser encontrados nos seus pelos. Outra vantagem é que isto evita a formação de bolas de pelo no estômago do gato.

Suas orelhas também precisam de um tratamento especial, pois deverão ter uma segregação auricular maior do que a maior parte dos gatos. Por este motivo é aconselhável que as suas orelhas sejam limpas pelo menos uma vez por semana, primeiramente com lenços umedecidos e depois com um bom cotonete.

Sua alimentação também deverá ser observada, deverá variar de acordo com as fases de vida de um gato. Quando ele é jovem, por exemplo, precisa de suplementos de proteína, que são encontrados em rações de boa qualidade para gatinhos. O gato desta raça conta com um desenvolvimento diferenciado com relação aos outros gatos e apenas atinge sua maturidade quando está próximo de quatro anos de idade, este tipo de alimentação deverá ser utilizada até mais tarde se possível.

Se seu gato for castrado e tiver pouca atividade, com uma idade já avançada, é importante dar um alimento que seja menos rico para que ele não fique obeso. Possuem grandes tendências para gengivites, e daí vem a necessidade de ingerir os alimentos que sejam secos.

Em alguns animais seus dentes de leite não caem e quando nascem os dentes definitivos é necessário os arrancar.

De forma instintiva o gato da raça Chartreux saberá onde deve fazer as suas necessidades, e uma boa dica para a saúde do seu gato é utilizar as areias aglomerantes que facilitam a limpeza tornando possível ter a sua casa livre de odores. É um gato robusto, mas precisa mesmo assim fazer seus check ups regulares e ainda limpezas nos dentes periodicamente.


Leia também:

Nenhum comentário: