sexta-feira

Gato Tonquinês

O tonquinês é um gato originário do Canadá que surgiu entre os anos 60 e 70. Não existe consenso ainda na data exacta e inclusive alguns o situam mais atrás, a 1930. O certo é que a raça foi reconhecida pela Canadian Cat Association em 1974. Pode-se considerar uma raça bastante nova. 

Na Europa é pouco conhecido. Apenas a Governing Council of the Cat Fancy (GCCF), ainda que esta é uma das organizações mais importantes para gatos, dona do maior show de gatos do mundo. 

Este gato é o resultado do cruzamento do cruzamento entre o gato siamês e o burmês. Do cruzamento conservou a máscara de manchas do siamês um pouco menos definidas e o corpo meio linear do burmês. 

Traços 

É um gato de tamanho médio, com a cabeça ligeiramente alongada, ou pelo menos mais longa do que ampla. Os olhos são sempre verde azulados, ao contrário do manto, que se aceitam 5 variedades. 

A variedade vison mel (com o pêlo castanho e manchas chocolate), a variedade champagne (com o pêlo castanho também mas as manchas de uma tonalidade amarelada), a variedade vison natural (onde as manchas são de uma cor mais escura), a variedade vison azul (tem o pêlo azul acinzentado) e o vison prateado (com o pêlo cinzento mas com zonas mais escuras). Há que dizer que o manto se vai escurecendo com o passar dos anos, mas é sempre brilhante, suave e curto. 

Pode-se considerar que são gatos de longa vida pois chegam a viver perto de 16 anos e chegam a pesar entre 3,5 e 4,5 quilos. 
 
Carácter 

Tal como as raças de que provem, o gato Tonquinês é um gato muito activo. Sempre quererá brincar e estará sempre a chamar a atenção pelo seu carácter extrovertido. É muito afectuoso e gosta de ser mimado. Inteligente curioso, bastante adaptável já que pode viver tanto dentro como fora de casa, pode-se viajar com ele muito facilmente. 

Talvez o seu único defeito é um temperamento bastante forte, mas os admiradores da raça o qualificam como o mais afectuoso de todos os gatos criados pelo homem. Pelo seu carácter curioso e activo gostará sempre de sair para o exterior a exercitar-se. Mas cuidado com os carros, já que sentem uma “preferência” por eles e não será raro ver-lhes a aproximarem-se deles. Prestemos atenção a possíveis acidentes. 


Cuidados 

O Tonquinês necessita de uma escovagem ocasional do pêlo. Pode utilizar-se uma luva ou pano húmido para que o seu pêlo fique brilhante e suave. 

Os cruzamentos têm a particularidade de que os tonquineses puros terão descendência heterogénea na cor ainda que morfologicamente sejam idênticos. Portanto isto traz consigo que não possam considerar-se para concursos ou exposições os que apresentam variedades de padrões no manto. 

Geralmente as camadas apresentam 2 indivíduos com padrão tonquinês por um de cada padrão de que descende o siamês e o burmês. Ou seja os criadores desta afectuosa raça terão em média por cada 4 gatos dois que apenas poderão ser utilizados como animais de companhia.

Nenhum comentário: