terça-feira

Urgências e Emergências


Nenhum animal está livre de um acidente ou doença súbita, no entanto, por mais que previna as situações..Por essa razão deve ter sempre ao alcance o contacto de urgência do seu médico-veterinário habitual. Agressão sem motivo de animais geralmente mansos pode ser resultante de dor ou desconforto.E servirá de alerta. È de todo desaconselhável a automedicação, deverá contactar o médico veterinário que assiste habitualmente o seu animal e seguir as indicações deste.Note que medicamentos ou procedimentos que serviram para outros animais ou pessoas podem não ser os indicados para o seu animal.

Alterações respiratórias e ingestão de objectos estranhos.

- Dificuldade em inspirar ou expirar, respirar pesadamente ou com pieira, emissão de liquido ou bolhas de muco pelas narinas.
- Baba sanguinolenta a acompanhar a respiração.
- Principio de afogamento.
- Deve evitar que o animal brinque com objectos pequenos ou linhas.

Golpe de calor

Arfar.
fraqueza ao ponto de ter dificuldade em se manter de pé
imobilidade.

Descontrole do animal :

coma
Tremuras
babar-se
convulsões
Mudanças súbitas de disposição

Traumatismos e perda de sangue, resultantes de:

quedas,
atropelamentos,
diarreia
feridas graves,
cortes,
vômitos
ossos partidos
Dores
Sinais de :
fraqueza extrema,
colapso,
respiração superficial
pupilas dilatadas.

Ingestão de veneno; Armazene com cuidado todos os compostos que possam ser tóxicos, em caso de envenenamento, leve a embalagem do mesmo ao seu médico-veterinário assistente

Esta descrição não é exaustiva mas somente exemplificativa.A prevenção é sempre melhor que a cura, e por isso tente fazer com que sua casa e as áreas próximas sejam seguras para o cão ou gato. Mantenha fora de seu alcance objectos afiados, , brinquedos de plástico ou borracha macia e ossos pontiagudos como os de peru e galinha. Mantenha longe de acesso medicamentos e insecticidas. 

Acidentes Graves

Siga de imediato para o veterinário

Se estiver a sangrar tente estancar a hemorragia( pergunte por telefone como ao seu médico veterinário assistente)Se o animal necessitar de ser movimentado, transfira-o para um cobertor que possa ser usado como maca

Envenenamento - se estiver seguro, de que o animal ingeriu veneno (os sintomas podem ser: dor, vómitos, convulsões, fezes liquidas com sangue) leve o animal imediatamente ao seu médico veterinário assistente.

Queimaduras - - chame ou desloque-se a«o seu médico veterinário assistente.

Choque - Pode ser causado por lesões ou trauma e requer acção imediata. (Os sintomas são prostação, olhos vítreos, corpo frio, pulso fraco e respiração superficial.) Cubra o animal com um cobertor e use uma bolsa de água quente. Assegure-se, de que a sua cabeça está mais baixa do que o corpo. Chame o veterinário para obter novas instruções.

Picadas de insectos - são problemas pequenos e frequentes em zonas de águas paradas, na maioria dos casos, sendo suficiente a medicação, que elimina a dor e inchaço, mas para tal deve contactar o seu médico veterinário assitente, nunca automedique os seus animais.

Golpe de calor -Resulta muitas vezes da da incuria dos proprietários dos animais de estimação, ao permitirem que seus cães fiquem com calor a este ponto. Nunca deixe o animal no carro fechado, durante o verão Vá imediatamente ao seu veterinário assistente.

Em qualquer destas situações deve contactar de imediato o seu médico veterinário assistente.

Nenhum comentário: