domingo

Por que gatos são mais flexíveis que cachorros?


Conhecido, entre outras coisas, por sua flexibilidade, os felinos são seres pra lá de independentes até mesmo em sua forma óssea e muscular. Isto porque, com sua habilidade de pular de lugares altos e de se esticarem, dispensam a ajuda dos humanos para muita coisa.

O gato, em especial - de nome científico 'felis catus' - é um mamífero carnívoro, quadrúpede, pertencente à classe Felidae (de origem "felina"). É um animal domesticável e costuma caçar ratos e ratazanas, insetos e outros bichos menores - e por isso é tão requisitado por quem mora em casa térrea.

De suas características mais conhecidas, o felino apresenta ouvidos e olfato super sensíveis - mais que cachorros -, visão noturna notável e um corpo flexível, musculoso e compacto. Sua flexibilidade permite que este animal pule de alturas até sete vezes maior que a própria e se estique até três vezes o seu tamanho, o que facilita sua caça e sua sobrevivência em locais estranhos. 

Sobre sua flexibilidade: em relação aos cachorros, gatos têm mais flexibilidade porque seus ossos são menores e, normalmente, são mais leves que a raça canina. Seus músculos são, também, naturalmente mais finos e permitem a locomoção mais ágil dos felinos. Enquanto cães não pulam de locais tão altos - a menos que recebam treinamento -, gatos pulam de locais altíssimos.

Gatos são, também, animais com ótima memória e com capacidade de aprender por meio da observação, não só da experiência. Não se sabe com exatidão qual foi o primeiro povo a domesticar os gatos, mas sabe-se que a domesticação do animal sempre esteve associada aos egípcios a partir do gato africano, há mais de 3000 anos a.C.

Nenhum comentário: