sexta-feira

O gato ataca as mãos, o que fazer?


Questão: Tenho um gato pequeno que ataca sistematicamente as mãos e que ferra com bastante força. Mesmo tentando ser meiga e mostrando as mãos de forma carinhosa, não consigo que ele perca este hábito, que tem aliás vindo a piorar pois chega a furar a pele a força com que morde. Apesar de o tentar educar apenas com o tom de voz mais ríspido, não estou a conseguir qualquer resultado.

Tendo a noção, porque já tive muitos gatos, de que são difíceis de educar e que o carácter deles de mantêm e nunca tendo sido um gatinho de rua maltratado, existe algum método que possa tentar para o evitar isto. Torna-se complicado o convívio com a minha filha de 5 anos e com as visitas que recebo.

Resposta: O problema do seu gato tem solução desde que todos colaborem, incluindo a sua filha e as visitas. Não podem brincar com as mãos com o gato: cócegas na barriga, o dedinho a acenar para ele caçar, qualquer coisa com as mãos está proibida. As mãos servem para fazer festas apenas, quando ele atacar as mãos faça um não ríspido e retire a mãos, sem gestos rápidos, sem lhe bater, mostre-lhe que não quer brincar assim, atenção que muitos gatos nunca deixam que lhes façam festas na barriga, é uma zona sensível. Quando ele tiver sonolento faça-lhe festas com a mão na cabeça, pescoço e costas (barriga não) mas logo que ele começar a brincar ou morder pare, sem refilar, afaste-se. Para brincar com ele use objetos, lápis, papelinhos, cordinhas, mas nunca as mãos.

Esse comportamento é típico dos gatinhos, atacar e cada vez mordem com mais força, entre irmãos eles fazem o mesmo jogo mas aprendem até onde devem ir com a resposta dos irmãos, o vosso gato está a testar-vos e vai até onde puder, cada vez pior. é importante que ele deixe de ver as mãos como um brinquedo para caçar e passe a ver como algo que o acaricia.

Nenhum comentário: