sábado

A Importância do Exercício Para os Gatos


Por que o exercício é importante para os gatos?

Muitas pessoas imaginam que gatos são animais que não precisam se exercitar e também não podem ir passear na rua. Na verdade sair na rua sozinho é bem perigoso, da mesma forma que é perigoso para um cachorro.

Os gatos ficaram famosos por saberem desfrutar de um bom momento de descanso e para eles não importa realmente qual o lugar. Mas apesar de sua reputação de dorminhocos, eles também necessitam esticar as pernas e fazer um pouco de exercício todos os dias. Felizmente para os proprietários de gatos não é preciso muito tempo ou energia para que seu gato consiga se exercitar.


A Obesidade Felina

Estima-se que entre 25 e 40% dos gatos acompanhados por veterinários estão acima do peso, com muitos chegando a ser considerados obesos. Um gato que está acima do peso pode ficar incapacitado de saltar e desta forma não consegue chegar em seus lugares favoritos e também não pode brincar mais como gostaria. A obesidade também está associada a diversos problemas de saúde, incluindo o aumento da chance de artrite, lesão nos ligamentos, diabetes mellitus, dificuldades respiratórias, problemas de fígado, risco cirúrgico e doença do trato urinário.

Embora a redução da ingestão de alimentos (pergunte ao seu veterinário sobre a forma mais segura de fazer isso) seja um caminho para combater a obesidade, aumentando o exercício você conseguirá resultados muito mais saudáveis e significativos. O exercício e deve fazer parte da rotina diária de todos os gatos. Como a maioria dos predadores, gatos naturalmente dormem muito, mas eles também têm explosões de atividade. Eles são velocistas, não maratonistas. Isto significa que você não tem que comprar uma esteira para seu gato ou levá-lo para caminhadas ou para fazer natação. Mas você não pode de forma alguma ignorar que os gatos precisa gastar energia algumas vezes por dia.



Fazendo seu gato se movimentar

Gatos que tem acesso a áreas externas estão mais predispostos a manter a forma. Ou caçando, ou escalando, ou mesmo investigando o mundo a sua volta, mas os perigos inerentes ao permitir que os gatos possam passear, geralmente fazem com que seja impossível permitir uma vida de aventuras para nossos gatos. Uma ótima opção para quem tem condições e mora em casa, é construir passeios para seu gato na área externa.

Se o seu gato vive dentro de casa, você precisa assumir o papel de treinador e encorajá-lo a exercitar-se. gatos que vivem sozinhos com seus donos, sem crianças ou outro gato em casa costumam ser mais preguiçosos, uma boa ideia para quem tem um gatinho paradão em casa é adquirir um novo amiguinho para ele, esta pode ser uma das maneiras mais fáceis de fazer seu gato se exercitar naturalmente. Mas se você não pode ter um segundo gato, terá que incentivá-lo você mesmo a se exercitar. Gatos adoram arranhadores e escalar, você poderia proporcionar uma árvore de gatos e uma diversificada parede de escalada para que ele possa se empoleirar.

Você pode colocar alguns petiscos (ou até mesmo uma pequena refeição de ração seca) em brinquedos interativos que exigem que o gato role o brinquedo para obter o alimento, estes brinquedos são chamados de brinquedos de forrageamento (forrageamento é a busca e a exploração de recursos alimentares. É uma habilidade particularmente importante pois afeta a aptidão do animal, influenciando diretamente a sobrevivência.), estes brinquedos são muito interessantes pois despertam os instintos primitivos do felino e estimulam suas habilidades de caça. Outra alternativa é esconder a comida em casa (lembre-se onde você colocou-a!), para que cada dia ele tenha que “caçar” a sua comida em um local diferente. Ou você pode jogá-la pedacinho por pedacinho para que seu gato corra para buscá-la. Existem diversos brinquedos interativos, como varinhas de pena, varinhas de pesca e ponteiros de luz que também podem proporcionar exercício para seu bichano. Vários brinquedos permitem que o seu gato brinque sozinho quando você estiver fora de casa, promovendo entretenimento e diversão.

Passeando de coleira com seu gato

Uma boa maneira de exercitar o seu gato é levá-lo para um passeio. A maneira mais segura de fazer isso é por andar com ele atrelado a uma coleira especial para gatos. É muito mais fácil ensinar um filhotinho de gato a andar de coleira do que é para um gato adulto, mas não é alguma coisa impossível de fazer com um gato mais velho. Além disso, seu gato depois de compreender que irá fazer companhia para você durante o dia, ficará bastante atraído pela ideia de passear. Inicialmente é possível que seja necessário atraí-lo passo a passo, utilizando petiscos para compensá-lo cada vez que andar um pouquinho, fazendo com que ele tenha mais interesse em seguir você. Deixe a coleira no pescoço de seu gato por algum tempo, para que ele se acostume com isso. Assim que seu gato se acostumar com a coleira e a guia, caminhe com ele durante a casa antes de se aventurar pela rua, quando forem se aventurar pela rua, certifique-se apenas de levá-lo para caminhar em locais seguros, para que ele não acabe cercado de cães por exemplo. E também é muito importante que seu gato esteja com todas as doses de vacina em dia, vermifugado e utilizando coleira ou pipetas preventivas para pulgas e carrapatos.


Mesmo que seu gatinho esteja gordo ele pode brincar e passear, inclusive é fundamental para gatos obesos, aliarem dietas a exercícios físicos. Gatos mais velhos, normalmente são mais preguiçosos e é muito importante que eles consigam se exercitar, respeitando seus limites. Mesmo para gatos com dificuldades de se movimentar é importante que você possa se esforçar para que ele tenha uma sessão de exercícios ao menos uma vez por dia. É importante que você observe seu gato a fim de reduzir a intensidade dos exercícios fazendo com ele possa fazer todos seus movimento com segurança, isso é realmente muito importante, principalmente no caso de gatos mais velhinhos que já tem alguns problemas ósseos e articulares..Você também pode consultar seu veterinário sobre suplementos comuns, medicamentos para a dor, ou outras coisas que possam ajudar seu gato a ficar mais confortável e disposto a se exercitar.


O exercício é importante para seu gato, não só para mantê-lo em forma e saudável, mas também porque ele precisa estimular sua mente. Gatos, especialmente os jovens, que costumam ficar longos períodos sozinhos durante todo o dia, sem nada para fazer, podem acabar usando coisas que você não gostaria a fim de criar seus próprios brinquedos. Esta pode não ser uma ideia muito apreciada por você, devido ao carinho que você tem pelos seus móveis e objetos de decoração, no entanto, o mais importante é compreender que isto também pode acabar sendo perigoso para seu bichano. Gatos são animais que gostam de se entreter sozinhos e é por este motivo que existem inúmeros brinquedos que foram desenvolvidos especialmente para entretê-los. No entanto, muitos gatos acabam ficando entediados e cabe a você promover entretenimento para seu amiguinho. Não esqueça que um gato que faz exercícios regularmente, certamente será um gato mais saudável e feliz, sem nenhuma tendência a obesidade e com menos predisposição a problemas de saúde.

Nenhum comentário: