quarta-feira

A IMPORTÂNCIA DE DESPARASITAR SEU GATO



É muito repugnante pensar em vermes vivendo no intestino de seu gato. Pior do que pensar, é que os vermes podem estar fazendo seu gato ficar doente, impedindo seu corpo de absorver nutrientes.
Sejam gatos apenas com acesso ao interior de nossas casas, sejam gatos com acesso ao ar livre é altamente recomendado que sejam desparasitados regularmente. Parasitas podem ser transmitidos através das pulgas ou mesmo da sola de nossos sapatos.

Tipos de vermes – Vermifugação dos gatos

Os gatos podem ser infectados por diversos tipos de vermes, mas os quatro mais comuns são nematodas (lombrigas), ancilostomídeos (os causadores do amarelão), cestodas (tênias) e outros parasitas cardíacos.

Saúde do gato

Alguns vermes são perigosos não só para o gato, mas também para humanos (no caso das zoonoses) e outros animais de estimação. Por isso, é preciso desparasitar filhotes, gatos adotados recentemente e animais com sintomas. Além do mais, é necessário conversar com o veterinário sobre medidas de prevenção e controle.

Quais são os sintomas de infestação de vermes em gatos?

Em geral, os sintomas de parasitas intestinais em gatos serão semelhantes em todos os tipos de parasitas. Tipicamente os gatos, exibem sinais como: vómitos, às vezes vomitam vermes ou segmentos de verme, diarreia com ou sem vermes ou segmentos de verme (ténias) nas fezes.
Os parasitas internos podem ser mais preocupantes em gatinhos mais jovens devido ao seu pequeno tamanho. Com gatinhos, os sinais mais comuns de parasitas intestinais incluem crescimento lento, pêlo opaco, garras fracas e finas, falta de energia, pouco brincalhão, barriga visivelmente estendida.

O verme afeta os seres humanos?

Sim, podem ser transmitidos de animais para humanos. As pessoas podem se infectar com lombrigas quando ingerem ovos infectantes do solo ou suas mãos tocam num objeto contaminado. Pode reduzir o risco de infecção parasitária para sua família, eliminando o parasita de seus animais de estimação.

Um programa regular de desparasitação ajudará a mantê-lo saudável.

Até que seu gatinho tenha quatro meses de idade, ela irá precisar ser desparasitado a cada duas semanas. Gatinhos apanham vermes muito facilmente, e podem ter muitas dificuldades em se livrar deles o que terá graves efeitos para a sua saúde. Uma vez que seu gatinho começa a crescer, irá criar uma maior resistência e não precisará ser desparasitado tão frequentemente.

Um gato que tenha acesso ao ar livre é exposto a pulgas e carrapatos deverá ser desparasitado a cada dois a três meses, enquanto um gato de interior só precisará ser desparasitado a cada quatro a seis meses.

Explique sempre a real situação de vida do seu gato para o seu veterinário para que ele possa sempre recomendar o melhor desparasitante e quantas vezes seu gato precisa ser desparasitado.

Desparasitantes:

Em comprimidos

Toda a medicação que vêm em forma de comprimido não são o ideal para qualquer dono de gato, pois é realmente difícil fazer com que um gato tome um comprimido. Ao contrário dos cães, eles não são facilmente enganados ao esconder-se o comprimido no seu alimento. Se tiver que usar um remédio em forma de comprimido, gentilmente abra a boca do seu gato, coloque o comprimido na parte de trás de sua garganta e, em seguida, mantenha sua boca fechada sem bloquear o nariz. Afague sua garganta para incentivá-la a engolir. Se jogar o comprimido fora, tente novamente. Os gatos são muito inteligentes quando se trata de evitar o comprimido.

Pasta

Medicação em pasta que não seja suficiente palatável e com cheiro agradável para seu gato, não será igualmente fácil de dar, mas sempre é um pouco mais fácil do que os comprimidos. Siga as instruções de dosagem do fabricante, que geralmente incluem girar um botão em uma seringa cheia de pasta de acordo com o peso do seu gato. Segure delicadamente a boca do seu gato aberta e introduza a seringa entre seus dentes traseiros. Pressione o êmbolo e deposite a pasta na parte de trás da língua. Não coloque demasiado atrás que ele poderá se engasgar. Preste atenção no seu gato para certificar-se que ele engole a maioria da pasta e não joga fora. Se ele jogar fora a maior parte, coloque-a num pau de picolé e espalhe-a na sua língua novamente.

Tratamentos em pipeta

Tratamentos externos em pipeta são o sonho para qualquer dono de gato, especialmente se já teve que lutar para tentar e obter com que seu gato engula um comprimido ou tome a pasta. Basta seguir as instruções do fabricante para a aplicação, que geralmente envolve colocar algumas gotas de solução sobre a pele entre as omoplatas de seu gato. A desvantagem de tratamentos spot para vermes é que eles são geralmente mais caros do que comprimidos e pastas.

Considerações de segurança

Use apenas medicação especifica para gatos.Todo o desparasitante para cães mesmo filhotes é muito forte para seu gato. Se seu gato está doente, se é idoso ou está com peso extremamente baixo, verifique SEMPRE PRIMEIRO com seu veterinário antes de tratá-lo. Pode precisar ajustar a dosagem ou esperar até que ele esteja um pouco mais saudável. Finalmente, verifique as instruções do fabricante para gatinhos. Alguns desparasitantes são feitos apenas para gatos adultos e podem fazer com que gatos fiquem muito doentes.

                                              Desparasitar o gatinho é muito importante!

Nenhum comentário: