quinta-feira

Benefícios da esterilização ou castração de cadelas e gatas

A castração é uma cirurgia feita sob anestesia geral, onde nas fêmeas são retirados os ovários, trompas e útero impedindo assim a procriação.

A castração garante uma vida adulta bastante saudável para os animais e bem mais tranquila para os donos. Especialmente no caso das fêmeas caninas, que após castradas, deixam de apresentar sangramento característico do cio, o qual geralmente é bastante incomodo para a maioria dos proprietários. Já as gatas, param de emitir a vocalização (gritos) e comportamento alterado característicos do cio e diminuem o acesso a rua.

Animais esterilizados deixam também de perpetuar doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata juvenil, sarna negra entre outras.
Em resumo, os maiores benefícios da esterilização de fêmeas são:
- As fêmeas não têm mais cio, gravidez psicológica e nunca ficarão prenhes (grávidas). 
- Evita crias indesejadas que resultarão em superpopulação e em conseqüência, a eutanásia de animais abandonados em ruas e abrigos. 
- Diminui a chance de surgimento de tumor de mama principalmente quando a castração ocorre antes dos dois anos de idade e de preferência entre o primeiro e segundo cio. 
- Evita complicações de gestação e parto. 
- Evita a piometria que é uma grave infecção uterina que acomete fêmeas adultas e que muitas vezes necessita a realização de uma intervenção cirúrgica de emergência. A afecção se não tratada a tempo, pode levar o animal a óbito. 
- Pesquisas demonstram que animais castrados têm uma expectativa de vida de 4 anos a mais do que os não castrados. 
- Ajuda a controlar a população de animais e a diminuir a quantidade de animais abandonados que geram problemas de saúde pública.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam fêmeas NÃO precisam ter tido uma cria para serem esterilizadas. Ter cria não acrescenta saúde ao animal que poderá ter uma vida saudável sem nunca ter cruzado ou gerado filhotes.

Nunca se esqueça que para cada filhotinho que nasce em sua casa, outro está sendo abandonado, sofrendo maus tratos pelas ruas ou mortos nos canis da prefeitura.

A superpopulação de cães e gatos é um problema que acontece em várias partes do mundo. As conseqüências dessa situação são trágicas, tanto para os animais, quanto para a população humana, que enfrenta uma séria questão de saúde pública. Vale lembrar que a presença de cães e gatos soltos nas ruas pode provocar acidentes de trânsito, sujeira e a transmissão de doenças. Além disso, é vergonhoso constatar que, nos centros de zoonose são sacrificados milhares de animais todos os anos. Isso sem contar outros tantos milhares que morrem nas ruas, atropelados, submetidos a atos criminosos e cruéis ou vitimados por doenças (zoonoses).
Coopere!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola sou a Vivane adorei ler todas as informações dos nossos bichinhos mas ainda tenho uma duvida minha gatinha mais velha esta recem esterelizada um dia e meio sem apetite tive q dar na sua boca ração e agua pois estou preocupada estava em jejum para realização de sua cirurgia e tambm ñ fez suas fezes é normal e como faço para saber se deu febre? Obrigada

Anônimo disse...

Ola adorei ler suas informações mas ainda tenho umas duvidas,minhas gatinhas estão recem esterelizadas uma esta otima aparentemente mas a outra parece muito triste estão de cone por prevensão e ñ sente vontade de comer e nem beber ja tem um dia tmbm ñ fez cocô so xixi e eu tive q dar comida e agua na boca dela prq estou preocupada estava de jejum para realização da cirurgia é normal?obrigada