quinta-feira

Medicamentos humanos tóxicos para cães e gatos


Na rotina veterinária, atendemos muitos cães e gatos intoxicados. No entanto, o que nos chama a atenção, é que um grande número de casos são ocasionados pelos próprios proprietários quando os mesmos resolvem medicar seus mascotes sem orientação veterinária. O erro é achar que apenas diminuindo a dose, o fornecimento de medicamentos humanos, promoverá o mesmo efeito que o esperado para a nossa espécie. O que quase ninguém sabe é que algumas substâncias consideradas ‘fracas’ e inofensivas aos humanos são extremamente prejudiciais aos animais causando violentos efeitos colaterais e inclusive a morte.


Outra causa comum de intoxicação medicamentosa é o oferecimento de medicamentos para gatos aos cães e vice-versa, pois o metabolismo das duas espécies é muito diferente assim como é muito diferente o metabolismo dos humanos em comparação ao dos animais.

Devemos ter em mente que a automedicação é muito perigosa. Medicar animais exige conhecimento profissional. Não conheço nenhum humano que tenha tomado medicamento veterinário mesmo quando em situação de emergência. Então, por que insistimos em fazer o contrário com os nossos pets? 

Pequenas economias podem colocar a vida dos nossos mascotes em risco. Pensem nisso!


Ácido Acetilsalicílico (Aspirina®, o AAS®, Doril®, Melhoral®)

Anti-inflamatório muito tóxico para gatos devido à deficiência de uma enzima hepática que dificulta a eliminação deste composto. Em humanos a droga é eliminada em 3 a 4 horas. Os gatos precisam de 3 dias para eliminar o mesmo medicamento, o que favorece muito o aparecimento de casos de overdose. De modo geral, seu uso é contraindicado para gatos (ou deve ser utilizado estritamente sob a supervisão de um médico veterinário).

Sinais de intoxicação em gatos: ausência de apetite, vômito, salivação, emagrecimento, desidratação, aumento exagerado da respiração, febre, depressão, inflamação do fígado, anemia, incoordenação, convulsão, morte.


Diclofenaco (Cataflan®, Voltaren®)

A molécula desse analgésico e anti-inflamatório não é bem metabolizada por gatos e principalmente por cães sendo o medicamento extremamente tóxico para ambas as espécies. Seu uso é totalmente contra indicado para cães e gatos.

Sinais de intoxicação em cães e gatos: Diminuição ou ausência de apetite, vômito com sangue, fezes escuras, presença de sangue no ânus, sensibilidade abdominal, desidratação, anemia, gastrite, úlceras gástricas, hemorragia gástrica, congestão do fígado, necrose de rins, inflamação do intestino com hemorragia, edema e congestão do pulmão.


Paracetamol (Tylenol®, Parador®, Acetofen®)

Por seu grande uso na rotina do ser humano, o Paracetamol está entre um dos mais comuns medicamentos causadores de intoxicação, principalmente em gatos. Isto porque ocorre a formação de um produto tóxico após a administração do paracetamol, causando sérios danos aos animais.

Sinais de intoxicação em cães: Depressão, vômito, dores abdominais, inchaço (rosto, patas, membros dianteiros) e sinais associados à falência do coração e falência do fígado, podendo levar a morte.

Sinais de intoxicação em gatos: Machos eliminam o medicamento mais devagar, por isso são mais sensíveis a intoxicação. Os sinais mais comuns são anemia, sangue na urina, vômito, dificuldade para respirar, depressão, queda da temperatura, fraqueza generalizada, coma, mucosas azuladas e morte.


Dipirona (Novalgina®, Anador®)

A dipirona sódica pode ser tóxica aos gatos se for administrada de forma inadequada. A intoxicação geralmente ocorre após o fornecimento de doses repetidas.

Sinais de intoxicação no gato: gastrite, gastroenterite, úlceras com hemorragias gastrointestinais, vômito com sangue, prostração e anorexia.


Ibuprofeno (Advil®, Brufen®)

Anti-inflamatório e antipirético de uso contraindicado para pets.

Sinais de intoxicação em cães e gatos: vômitos, diarreia, dor abdominal, sangramento gastrointestinal, dificuldade respiratória, sintomas neurológicos, coma e morte.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária – UFV
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – UNESP – Jaboticabal
Capacitação em cirurgia ortopédica -UFV


Nenhum comentário: