sexta-feira

Feridas e Infecções dos gatos


Feridas e Infecções dos Gatos

Os gatos que estão em contacto com outros gatos podem ficar com algumas feridas, principalmente se forem gatos habituados a passear na rua, onde todos os outros animais estão continuamente a marcar e a defender território. As gatas podem ficar com uma espécie de ferida em particular, na parte superior do pescoço devido ao comportamento de acasalamento dos gatos, em que o macho agarra a fêmea pelo pescoço com a boca, para a imobilizar.

Todas estas feridas podem infectar facilmente, porque as unhas dos gatos que estão habituados a ir à rua estão cheias de microorganismos patogénicos (i.e., que podem infectar o corpo dos animais).

Apesar de serem bastante resistentes à maior parte das feridas e infecções consequentes destas, é muito vulgar ver um gato com uma longa história de batalhas territoriais morrer de uma infecção que começou numa ferida aparentemente insignificante, por isso convém ter muito cuidado mesmo com as feridas mais pequenas. Muitas vezes podem estar associadas a lesões internas mais graves e que não conseguimos ver, e se uma pequena infecção alastra a esses locais a saúde do gato pode ficar com sérios problemas. 
As feridas nas patas são particularmente perigosas, por 2 razões: primeiro, o gato vai continuar a assentar a pata no chão e vai esforçar ainda mais o local da ferida, além de o manter em contacto com a sujidade; em segundo lugar, a maior parte dos gatos não acham muita graça a que lhe mexam nas patas e por isso estas feridas são mais difíceis de limpar.
Se o seu gato chegar da rua com ar de quem veio da guerra (e provavelmente veio), tenha em atenção:

- Se o gato continua a comer e a beber como normalmente. Depois de andar à tareia com outros gatos é normal que o seu gato esteja cheio de sede. Observe o seu pêlo e veja se consegue levantar-lhe a pele como normalmente ou se esta tem um ar muito mais 'seco' e parece muito menos elástica (ou seja, é mais difícil de levantar) - isto indica que o gato está desidratado. Se não tiver vontade de beber ou comer, é capaz de ter algum dano interno que lhe causa dores, e o melhor é levá-lo ao veterinário, que lhe fará um exame (que pode até incluir raio-X) e que verificará o seu nível de hidratação, pondo-o a soro durante alguns minutos para o fazer recuperar a água perdida, se necessário.

- Se o gato não coxeia e, mesmo que não o faça, verifique se não tem feridas ou picos debaixo das patas e principalmente, entre os dedos.

- Se não tem feridas na cabeça ou pescoço, que estejam escondidas pela coleira.

- Depois de verificar qual é o estado de saúde do gato, convém tratar-lhe as feridas para que não evoluam para infecção. Mesmo com o tratamento, é provável que algumas acabem por apresentar pus, mas a infecção nunca será tão profunda depois de tratado.

- Limpe as feridas com água morna. Verifique se não têm sujidade (p/ex. terra ou sangue seco), nem unhas de outros gatos cravadas. Se isto acontecer, tente limpá-las com água e se não saírem, retirá-las com uma pinça previamente passada por álcool. Não utilize o Betadine enquanto não tiver a certeza que as feridas não têm corpos estranhos, porque o Betadine não é incolor como a água e pode ocultar corpos estranhos que estejam nas feridas.

- Se a ferida já tiver infectada, ou se o gato tiver um abcesso, limpe a zona com água morna com sal, para ajudar o abcesso a rebentar. Pergunte a um veterinário a melhor maneira de limpar um abcesso ao seu gato.

- Limpe as feridas com Betadine (frasco amarelo). Não use algodão porque podem ficar bocadinhos de algodão presos à ferida - deite o Betadine sobre a ferida e deixe escorrer para baixo, para que o Betadine lave a ferida.

- Ponha uma camada de Bacitricina ou Bepanthene sobre a ferida. Estas pomadas (respectivamente antibiótico e cicatrizante) vendem-se na farmácia, são baratas e também são usadas pelos seres humanos.

- Se o seu gato deixar, coloque-lhe uma ligadura ou penso rápido a cobrir a ferida (é bastante raro um gato manter uma ligadura durante muito tempo).

- Se a ferida for na cabeça, o gato pode coçá-la com as patas de trás, por isso convém fazer uma coleira de cartão para o impedir de pôr ainda mais sujidade na ferida. 

- Repita a limpeza duas vezes ao dia e depois uma vez ao dia. Não deixe o gato ir para a rua outra vez enquanto não estiver completamente curado, isto é o mesmo que não lhe ter feito tratamento nenhum.

- Se o seu gato está habituado a andar na rua e é frequente aparecer com algumas feridas, informe-se com um veterinário sobre qual o melhor antibiótico para o seu gato e pergunte-lhe se pode levar algumas doses a mais, juntamente com as indicações para a administração ao animal (quando e como). Assim escusa de voltar ao veterinário cada vez que o seu gato tiver uma infecção mais preocupante. Este antibiótico é-lhe vendido pelo veterinário e é próprio para animais de estimação, não é um antibiótico para seres humanos. Não se esqueça que a fisiologia dos gatos e cães é ainda um bocado diferente da fisiologia dos seres humanos e nem todos os medicamentos podem ser partilhados com os animais de estimação.

Pode ainda perguntar ao veterinário como deve fazer para colocar Betadine e Bacitricina dentro da ferida do gato, com a ajuda de uma seringa (sem agulha). Isto é bastante fácil de fazer mas requer prática e paciência e é melhor aconselhar-se com o veterinário, porque a ferida pode ser ligeira e não precisar deste tipo de tratamento.




Nenhum comentário: