sexta-feira

Gatinhos bebês - I


CORIZA

É uma infecção das vias respiratórias. Uma das versões mais comuns da coriza é um vírus da família do herpes que ataca as mucosas (o tecido que reveste a garganta e o nariz por dentro). Neste caso há 2 problemas: 

- o vírus que faz com que as mucosas produzam muito muco - o gatinho pode acabar por morrer sufocado quando os pulmões ficam cheios de líquido.

- as bactérias oportunistas que aproveitam o estado enfraquecido das mucosas para infectar o gatinho. Isto acontece nos olhos e na garganta.

Tratamento: o melhor é não arriscar e levar o animal ao veterinário para o tratamento do vírus, porque a versão da doença pode ir variando de ano para ano.

Pergunte SEM FALTA ao veterinário como limpar o nariz ao gato, porque ele pode ficar com o nariz muito entupido de um momento para o outro e sufocar. Uma boa técnica é deitar soro fisiológico por uma narina, o que obriga o gato a espirrar e a expulsar o muco. Faça isto suavemente para não danificar os tecidos moles dentro do nariz do gatinho.

EM GATOS PERSAS ESTA DOENÇA É ESPECIALMENTE PERIGOSA JÁ QUE ELES TÊM O INTERIOR DO NARIZ COM UMA CONFORMAÇÃO MUITO COMPRIMIDA, DEVIDO AOS CRUZAMENTOS PARA NASCEREM COM O NARIZ ACHATADO. PODEM SUFOCAR MUITO RAPIDAMENTE.

PATAS TORCIDAS, INCHADAS

Se os gatinhos tiverem algum problema, como patas inchadas, torcidas, coxearem, feridas e arranhões, deve levá-los ao veterinário, que lhes dará uma injeção de antibiótico na dose apropriada para o peso do gatinho. Mesmo as fraturas nesta fase cicatrizam muito facilmente e podem nem deixar marcas, desde que o gatinho esteja tratado com um antibiótico e tenha uma tala colocada da maneira correta.

Nenhum comentário: