sábado

Pulgas no meu gatinho?


As pulgas causam coceira, alergia, feridas e até queda de pêlos. 
Se você encontrar pulgas sobre seu amigo ou notar aqueles famosos "pontinhos pretos", que são as fezes do inseto adulto na pele e nos pêlos do animal, o ideal é buscar o quanto antes o tratamento mais adequado, conforme orientação do Médico Veterinário. 
Conheça o ciclo de vida da pulga, algumas curiosidades, os riscos para a saúde da relação entre você e seu amigo, as atitudes que podemos tomar e alguns mitos.
CICLO DA PULGA; 
O ciclo de vida deste parasita possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que nós vemos sobre o animal é apenas a adulta, que representa 5% de toda a infestação. Os 95% restantes estão no ambiente.
OVOS 
A fêmea pode depositar de 400 até 2 mil ovos em sua vida adulta.

Os ovos não são visualizados facilmente a olho nu; possuem casca lisa e não são adesivos, portanto, mesmo que a pulga os deposite sobre o animal, eles acabarão caindo no chão. Só vão permanecer naqueles animais que tiverem a pelagem muito espessa.

São resistentes a produtos de limpeza e às adversidades do ambiente.

Dependendo do clima, essa fase dura de 2 até 12 dias.

LARVAS

Com formato de vermes, ficam em lugares com o mínimo de luminosidade, como frestas de tacos, fibras de tapetes e carpetes e nos rejuntes de piso frio.

São sensíveis a vibrações, por isso quando vamos limpar a casa, varrer ou passar aspirador, elas se enrolam, o que acaba dificultando a sua retirada.

Escurecem após se alimentarem de matéria orgânica presente no ambiente. Nos últimos dias como larvas, param de se alimentar. Então tecem uma seda adesiva ao redor de si mesmas, que aderirá partículas do ambiente, formando assim a pupa. A fase de larva dura de 9 até 20 dias.
PUPA 
A pupa é semelhante a um casulo, sendo muito resistente às condições externas e aos produtos de limpeza. Dependendo do clima, esse estágio pode durar de 7 até 365 dias.

ADULTAS
As pulgas adultas saem das pupas mediante um estímulo externo, como calor, umidade, vibrações e gás carbônico, para então procurar um hospedeiro.
Os adultos são hematófagos (alimentam-se de sangue) e podem viver até 113 dias.

Nenhum comentário: