terça-feira

"qual a idade mais adequada para castrar o meu gato?"


Antes da castração, por natureza, o gato macho assume um comportamento de marcação territorial que poderá tornar-se numa verdadeira dor de cabeça. A título de exemplo, eles repetem o ato de espalhar jatos de urina pelos cantos da casa para marcar território. Por isso a castração é um passo que permitirá ao animal viver em harmonia numa (qualquer) casa.

A castração, para além de eliminar este comportamento, traz outros beneficios como a diminuição do comportamento errante para conquistar território e fêmeas. Após a castração cerca de 90% dos gatos reduzem imediatamente este instinto.

A altura ideal para castrar o seu gato Manel será entre os 6-7 meses de idade, altura em que ele ainda não desenvolveu as caracteristicas sexuais secundárias, como o espessamento da pele da face (bochechas), espiculas (pequenos espinhos de carne) no pénis e um corpo musculado mas, contudo, já atingiu o tamanho de adulto.

Deverá obter junto do seu médico veterinário, informações sobre os cuidados a ter para preparar esta pequena intervenção de risco mínimo. Ele também a ajudará a perceber como deverá tratar do seu Manel depois da cirurgia que, normalmente, é feita em ambulatório podendo o animal ter alta umas horas depois.

Ressalvo um factor muito importante após a castração: a escolha do alimento correto. Um animal castrado tem tendência a comer mais pelo que deverá encontrar um alimento com restrição de calorias e com um teor proteico adequado, que o ajude no controlo do peso. Por outro lado, um gato esterilizado apresenta um risco sete vezes superior de desenvolver problemas urinários, pelo que o alimento também deverá ajudar na prevenção de cristais na urina. 

Informe-se com o seu médico veterinário!



Nenhum comentário: