quinta-feira

_FECALOMAS EM GATOS_


Fecalomas são fezes extremamente endurecidas e ressecadas presentes no interior do cólon. Muitas vezes, junto com as fezes, também encontramos o envolvimento de outros tipos de materiais que foram ingeridos tais como ossos, brinquedos, paus e agulhas. Os animais acometidos não conseguem defecar e sem ajuda médica, o problema tende-se a agravar inclusive podendo levar o gato a óbito.

Gatos podem desenvolver o problema como consequência de um megacólon (cólon de diâmetro maior do que o normal). Além disso, o habito de se lamber acaba por acumular tufos de pelos no intestino os quais facilitam o depósito de fezes ao seu redor e consequente formação do fecaloma.

Os sinais mais comuns são inquietude e tentativas frustradas de defecar. Muitas vezes o animal pode expelir pequenas gotas de muco misturadas com sangue. Com o agravamento do quadro, surgem sintomas como a falta de apetite, desidratação, vômitos, apatia e dor abdominal. Ocorre distensão abdominal e através da palpação é possível perceber a presença de uma massa dura.

O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos e confirmado através de raios-X abdominal.

O tratamento dos casos mais simples compreende a hidratação do animal e a realização de várias lavagens intestinais até que o problema se resolva. Casos mais graves devem ser corrigidos cirurgicamente. Animais não tratados tendem a necrosar a porção intestinal distendida pela massa fecal o que normalmente ocasiona a sua morte.

Como forma de prevenir o problema, restrinja sempre o acesso dos animais a corpos estranhos como ossos, linhas e brinquedos. Forneça regularmente aos gatos rações especiais, vitaminas ou medicamentos que facilitem a eliminação de bolas de pelo do trato gastrointestinal. Animais portadores de megacólon devem ter o problema reparado através de procedimento cirúrgico.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária – UFV
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – UNESP – Jaboticabal
Capacitação em cirurgia ortopédica -UFV

Nenhum comentário: