domingo

Evitar Que um Gato Urine Nos Móveis


Um dos piores problemas que os donos encontram com os gatos são problemas de caixa de areia. Enquanto a maioria dos gatos irá usar um cobertor ou tapete, se decidirem não usar a caixa de areia, alguns gatos realmente optam por urinar em móveis.

A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo se o seu gato decidiu urinar em sua mobília e não na caixa de areia.

- Verifique se o seu gato não está doente. Quando aprender a evitar que os gatos urinem no mobiliário, a primeira coisa a considerar é uma possível condição médica que não pode ser controlada sem remédio. 

- Uma visita ao veterinário é a primeira coisa a se fazer quando você perceber que o seu gato escolheu a sua cama ou uma cadeira como um local para urinar. 

- Gatos tentam não agir como doentes enquanto puderem. 

- Se você notar sangue na urina ou se o seu gato parecer estar com dor quando urina, provavelmente ele está doente. Com sorte, tudo o que o seu gato vai precisar são alguns antibióticos para combater a infecção e seu problema estará resolvido.

- Converse com seu veterinário sobre tratamentos anti ansiedade. Uma ideia relativamente nova no mercado é "Prozac pra gatinhos". Este é um tipo de medicamento destinado a ajudar o nível de estresse do seu gato e diminuir os problemas do gato. 

- Se tiver havido uma mudança em sua vida e seu gato parece estar se adaptando mal, esses medicamentos podem ser úteis para eliminar comportamentos problema como urinar em móveis. As opções de medicação incluem Buspar, Amitriptilina, e Valium.

- Mantenha a caixa de areia limpa. Limpe a caixa de areia do seu gato duas vezes por dia. Use bastante areia e não mude de marca. Uma vez por semana, lave a caixa de areia do gato o com água limpa para eliminar qualquer material agarrado ao fundo ou laterais da caixa.


- Coloque uma caixa de areia para cada gato que você possui. Alguns gatos não vão urinar na mesma área outros gatos têm utilizado.

- Castre ou esterilize o seu gato. Gatos machos não castrados vão marcar o território (eles estão procurando uma gata). 

- Algumas gatas no cio também vão marcar o seu território, esperando encontrar um gato macho. 
- A castração pode ajudar a controlar problemas de comportamento do gato.


- Depois de ter deixado a caixa de areia mais atraente, você precisa deixar o seu mobiliário menos atraente. 

- Parte do treinamento do gato é ensinar onde os gatos não devem urinar. 

- Borre a área para limpar o máximo de urina que você puder. 

- Depois, use água fria ou uma solução leve de vinagre branco (se utilizável em seu mobiliário) para diluir a área. 

- Borre novamente. Se o cheiro ainda perdurar, tente um limpador enzimático para eliminar o cheiro. - Sempre teste no local para certificar-se que os móveis não vão ficar manchados por produtos de limpeza.


- Se você não pode usar a água ou um limpador de enzima em seu mobiliário, leve o seu mobiliário para ser limpo por profissionais, de modo que o odor seja completamente eliminado.

- Não use um limpador à base de amônia para limpar a urina do gato. A urina do gato é principalmente de amônia, por isso vai incentivar o seu gato de continuar usando esse local.

- Se possível, cubra a área com papel alumínio. Os gatos não gostam de som que o papel alumínio faz quando ele anda por cima, e a maioria odeia a textura; então o papel alumínio pode ajudar com o comportamento do gato.


- Não grite com o seu gato, bata no seu gato ou empurre o nariz dele na urina. Isso não vai ensinar nada ao seu gato, além de mostrar que você é dono pobre, e certamente não vai ajudar com problemas de urina do gato, na verdade, pode piorar as coisas. 

- Observe o seu gato, e recompense-o com palavras amáveis, acariciando e possivelmente dando uma guloseima quando ele usar a caixa de areia.



Um comentário:

Unknown disse...

O meu gatinho macho de 2 semanas para cá inventou de mijar fora da caixinha de areia, disse ao veterianrio mas ele disse que é pq esta marcando territorio é mole ? bjs!!