domingo

Chegou em casa um gatinho


PRIMEIROS CUIDADOS

1. Quando vacinar e desparasitar? 

Em geral, a vacinação pode iniciar-se às oito semanas de idade, sendo necessária a repetição da vacina 3 a 4 semanas depois. A desparasitação interna pode ser feita antes ou a par da vacinação. Numa fase inicial, e dependendo do desparasitante utilizado, de 3 em 3 semanas.

2. Que cuidados devo ter com o pêlo e a pele?

Os gatos não necessitam de muitos banhos e muitos deles até nem o toleram bem. Se deseja conseguir dar banho ao seu gato deve habituá-lo desde já. De qualquer forma, só deverá fazê-lo após a conclusão da primovacinação. Enquanto não puder dar-lhe banho, ou para espaçar a frequência destes, poderá usar toalhitas apropriadas para gatinho.

3. Posso lavar os dentes do meu gato?

A resposta é SIM. Um gatinho deve habituar-se desde pequeno à escovagem dos dentes, com uma escova e uma pasta dentífrica apropriadas. Isto não só contribui para uma óptima higiene dentária, como também faz com que o gatinho se vá acostumando a deixar que lhe mexam na boca, o que certamente facilitará a observação da mesma, bem como tratamentos futuros.

4. Que tipo de comida devo dar ao meu gatinho?

Deverá escolher uma boa marca de ração, com ingredientes de elevada qualidade e palatibilidade, adequada à idade do seu gatinho. Deve consultar a tabela orientadora presente na embalagem para determinar a quantidade diária indicada para o seu animal. Como os gatos gostam de fazer pequenas refeições ao longo do dia, poderá deixar essa quantidade disponível para o seu gatinho comer sempre que lhe apetecer.

5. Devo esterilizar o meu gatinho?

Se não quer que o seu gato procrie deverá pensar em esterilizá-lo. Estará a contribuir para a saúde dele, uma vez que consegue prevenir alguns problemas relacionados com o envelhecimento, e também contribui para o seu bem-estar emocional, uma vez que deixarão de ocorrer todos aqueles comportamentos relacionados com a acção das hormonas sexuais: miados exuberantes, fuga, cruzamentos indesejáveis, ataques, etc… Deverá questionar-nos acerca da idade ideal para o fazer.

6. A colocação de microchip é obrigatória?

A colocação de microchip nos gatos não é obrigatória contudo, se tem medo de perder o seu amigo, poderá pedir-nos para colocarmos um microchip no seu gatinho, para que seja mais fácil identificá-lo em caso de perda, furto ou fuga.


Um comentário:

Pedro disse...

Quanta informação legal!
Beijos
Pedrinho