quinta-feira

Bengal


Os Bengals são gatos híbridos, resultante do cruzamento entre um felino selvagem, o Leopardo Asiático, (ALC - Asian Leopard Cat, [Prionailurus bengalensis ou Felis bengalensis] ) e gatos domésticos. Quando dizemos que um animal é selvagem, não estamos, necessariamente, dizendo que ele é feroz. Dizer que um animal é selvagem significa que ele vive livre na natureza, onde tem seu habitat. Muitos animais selvagens são extremamente tímidos, evitando o máximo possível o contato com outras espécies e, principalmente, com humanos. Esse é o caso dos Leopardos Asiáticos.


Na década de 60, a psicóloga e geneticista Jean Sudgen Mill, ao colocar um gato doméstico com uma fêmea de Leopardo Asiático, teve a surpresa de ver nascer uma ninhada de dois filhotes híbridos. O macho não sobreviveu, mas a fêmea, de nome Kinkin, foi a primeira exemplar híbrida (F1) resultante desse tipo de cruzamento.

 O propósito de criar gatos domésticos com aparência que lembrasse os felinos selvagens foi uma forma de tentar conter o mercado de peles, já que o fato de existirem gatos com pelagem semelhante a felinos selvagens poderia fazer com que diminuísse o interesse por peles,além de diminuir o comércio ilegal de animais sob risco de extinção.


Aparência

O Bengal possui corpo alongado, musculoso, com ossatura consistente, pernas traseiras ligeiramente mais longas, que as dianteiras, pescoço forte e bem proporcional à cabeça e ao corpo. As patas são grandes e arredondadas. 

A barriga deve ser esbranquiçada ou, pelo menos, de tonalidade bem mais clara que a pelagem do corpo e é obrigatória a presença de pintas.


A cabeça e face devem ter estrutura forte, assim como o queixo. As orelhas dos Bengals devem ser pequenas, com pontas arredondadas e base larga, inseridas de forma a seguir a linha do perfil da face.

A pelagem é curta, extremamente macia e sedosa, apresentando ou não o glitter,que são pêlos de cor dourada ou prateada, no caso dos Silver Bengals. Os olhos são ovais, quase arredondados, devem ser grandes, porém não muito proeminentes (esbugalhados).


  O peso varia entre 4 a 8 kg, mas o tamanho não é uma característica trabalhada na raça.

  Temperamento /Comportamento

Bengals são gatos extremamente inteligentes e com excelente memória. Afetuosos, adoram interagir com seus humanos, se dão bem com crianças e com outros animais. Eles tem personalidade dominante, especialmente os exemplares machos, mas, mesmo assim, convivem bem com outros gatos, desde que estes não desafiem sua posição de gato alfa, caso contrário, pode haver brigas e o Bengal geralmente acaba levando a melhor, já que é um gato bastante forte.

Bengals costumam ficar bastante estressados fora do seu ambiente, mas não costumam apresentar reações agressivas. Levá-lo ao vet costuma ser uma tarefa bastante tranquila, porque eles ficam bastante intimidados fora do seu ambiente.

Clique na imagem e amplie

Seu miado é bem mais forte que outros gatos, mas não miam tanto quanto Siameses, por exemplo. Alguns Bengals “respondem” com miados, quando falamos com eles.
Algumas pessoas gostam de levar seus Bengals para passear em guia, mas eu não recomendo esse tipo de coisa.

A brincadeira preferida de exemplares Bengals é ir buscar coisas que atiramos,maioria dos exemplares ama esse tipo de brincadeira!


Nenhum comentário: