quinta-feira

Infecções por protozoários


Protozoários são organismos unicelulares. As três infecções mais comuns em humanos e gatos são Criptosporidiose, Giardiose e Toxoplasmose. Criptosporidiose e giardiose podem causar diarreia em humanos e gatos. Estes podem se infectar da mesma fonte, como por exemplo, água contaminada. Aconselha-se fazer exames de fezes anuais dos gatos. As medidas preventivas são usar luvar ao limpar a caixa de areia, lavar as mãos após a limpeza, beber apenas água filtrada ou fervida.

Toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Pessoas com sistema imunológico deficiente e crianças que suas mães foram infectadas durante a gravidez, podem apresentar doença grave. Pessoas são comumente infectadas comendo carne mal cozida ou crua e vegetais mal lavados e mal cozidos de solos contaminados. 

Infelizmente, mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos são, na maioria das vezes, advertidos e aconselhados por profissionais da saúde a retirar seus gatos de casa para reduzir a chance de infecção, mas é improvável que pessoas sejam infectadas pelo contato direto com seus gatos. Gatos podem adquirir o parasita comendo roedores infectados, aves, ou qualquer alimento contaminado com fezes de um gato infectado. Um gato infectado pode eliminar o parasita nas fezes por até 2 semanas

O parasita necessita de 1 a 5 dias para se tornar infectante. Ele pode persistir no ambiente por muitos meses e se manter infectante no solo, água, jardins, caixas de areia, ou qualquer local que o gato defeque. Higiene básica pode prevenir toxoplasmose. Usar luvas enquanto manipula material potencialmente contaminado (jardinagem, manipulação de carne crua) e lavar as mãos após tais tarefas. Evite comer carnes mal passadas e lave bem verduras e frutas antes de comer. 

A água deve ser fervida ou filtrada antes de ser bebida e tanques de areia de crianças devem ser cobertos enquanto não são usados para evitar que gatos de rua defequem no local. Mulheres grávidas e pessoas imunossuprimidas estão a salvo quando outros membros da família limpam a liteira

Nenhum comentário: