sexta-feira

Gatos copiam os hábitos de seus donos


Gatos se espelham em seus donos e imitam desde a quantidade de comida consumida até o horário de ir ao banheiro e dormir.

Um estudo conduzido pelo Jornal de Comportamento Veterinário comprova que, mais do que a genética, os hábitos do dono do gato têm um peso determinante no comportamento de seus animais.

Os resultados apontam que a personalidade, os hábitos diários e o nível de atividade do gato são diretamente influenciados pelo comportamento do dono. Mais do que tudo, eles mostram o amor que os gatos têm pelos donos e também a importância que eles têm na vida do gato.

Veja também: que o seu gato não responde quando chamado? 

O seu gato copia QUASE TUDO o que o dono faz

Metade dos gatos do estudo morava em casas pequenas e tinha acesso limitado ao jardim por 1 hora ao dia, enquanto a outra metade vivia em casas maiores com acesso livre ao jardim. Como consequência de morar em espaços menores e fechados, os gatos do primeiro grupo interagiam muito mais com os seus donos do que os gatos do segundo grupo. 

Conforme o tempo passou, os gatos do primeiro grupo começaram a copiar a rotina e os hábitos dos seus donos. Eles comiam na mesma hora e até dormiam nos mesmos horários que os seus donos. Nesse sentido, não é de se estranhar que os próprios donos as vezes são os responsáveis por fazerem seus gatos ficarem acordados durante a noite. Em pouco tempo, o nível de energia dos donos também começaram a afetar o nível de atividade dos gatos.

O mais interessante é que os gatos não se adaptaram somente aos horários dos donos mas também aos seus hábitos alimentares. Além do horário de comer, gatos assemelhavam a quantidade de comida consumida, comendo em excesso quando os seus donos exageravam na quantidade de comida ingerida. Fatores como esses contribuem para o fato de que diversos donos não percebem que seus gatos estão acima do peso.

Os gatos até começaram a replicar os costumes dos donos na hora de ir ao banheiro. Em diversos casos, os gatos usavam a caixa sanitária. quando os donos estavam utilizando o banheiro. Isso ficou mais ressaltado ainda em casos em que o dono colocava a caixa sanitária dentro do banheiro.

Como os gatos comunicam com os humanos

Estudos como esses evidenciam a existência de um relacionamento real entre o dono e o gato e revelam o forte vínculo afetivo que existe entre eles. Em suas interações diárias, os gatos demonstram que eles enxergam e talvez compreendem os hábitos dos humanos. Até os seus miados transmitem mensagens específicas aos seus donos,  mostrando carinho, fome, medo e vontades.

“Os nossos resultados mostram a grande influência da presença e cuidado humano na quantidade de atividade e no ritmo diário dos gatos,” diz Giuseppe Piccione da Universidade de Medicina Veterinária de Messina.

Os gatos também mudaram o comportamento dos seus donos e hoje estão tão presentes na rotina dos humanos que mais da metade dos animais dormem com os seus pais humanos e hoje já existem aplicativos de iPad criados especialmente para os gatos  se distraírem.

Nenhum comentário: