Gatos se espelham em seus donos e imitam desde a quantidade de comida consumida até o horário de ir ao banheiro e dormir.
Um estudo conduzido pelo Jornal de Comportamento Veterinário comprova que, mais do que a genética, os hábitos do dono do gato têm um peso determinante no comportamento de seus animais.
Os resultados apontam que a personalidade, os hábitos diários e o nível de atividade do gato são diretamente influenciados pelo comportamento do dono. Mais do que tudo, eles mostram o amor que os gatos têm pelos donos e também a importância que eles têm na vida do gato.
Veja também: que o seu gato não responde quando chamado?
O seu gato copia QUASE TUDO o que o dono faz
Metade dos gatos do estudo morava em casas pequenas e tinha acesso limitado ao jardim por 1 hora ao dia, enquanto a outra metade vivia em casas maiores com acesso livre ao jardim. Como consequência de morar em espaços menores e fechados, os gatos do primeiro grupo interagiam muito mais com os seus donos do que os gatos do segundo grupo.
Conforme o tempo passou, os gatos do primeiro grupo começaram a copiar a rotina e os hábitos dos seus donos. Eles comiam na mesma hora e até dormiam nos mesmos horários que os seus donos. Nesse sentido, não é de se estranhar que os próprios donos as vezes são os responsáveis por fazerem seus gatos ficarem acordados durante a noite. Em pouco tempo, o nível de energia dos donos também começaram a afetar o nível de atividade dos gatos.
O mais interessante é que os gatos não se adaptaram somente aos horários dos donos mas também aos seus hábitos alimentares. Além do horário de comer, gatos assemelhavam a quantidade de comida consumida, comendo em excesso quando os seus donos exageravam na quantidade de comida ingerida. Fatores como esses contribuem para o fato de que diversos donos não percebem que seus gatos estão acima do peso.
Os gatos até começaram a replicar os costumes dos donos na hora de ir ao banheiro. Em diversos casos, os gatos usavam a caixa sanitária. quando os donos estavam utilizando o banheiro. Isso ficou mais ressaltado ainda em casos em que o dono colocava a caixa sanitária dentro do banheiro.
Como os gatos comunicam com os humanos
Estudos como esses evidenciam a existência de um relacionamento real entre o dono e o gato e revelam o forte vínculo afetivo que existe entre eles. Em suas interações diárias, os gatos demonstram que eles enxergam e talvez compreendem os hábitos dos humanos. Até os seus miados transmitem mensagens específicas aos seus donos, mostrando carinho, fome, medo e vontades.
“Os nossos resultados mostram a grande influência da presença e cuidado humano na quantidade de atividade e no ritmo diário dos gatos,” diz Giuseppe Piccione da Universidade de Medicina Veterinária de Messina.
Os gatos também mudaram o comportamento dos seus donos e hoje estão tão presentes na rotina dos humanos que mais da metade dos animais dormem com os seus pais humanos e hoje já existem aplicativos de iPad criados especialmente para os gatos se distraírem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário