sexta-feira

Por que o seu gato te massageia com as patas?



Massagear é uma forma do gato demonstrar carinho, porém há diversas teorias sobre a mensagem que o gato quer passar quando massageia seu dono.

Massagear os donos é uma das formas que os gatos demonstram carinho. Apesar da maioria dos especialistas concordar que esse comportamento é positivo, existem diversas teorias com relação à origem do comportamento e o seu significado.

Massagear o dono é algo que traz conforto ao gato

Quando o gato era filhote ele massageava a sua mãe enquanto mamava, de forma estimular a produção de leite. Alguns especialistas acreditam que esse comportamento criou uma associação positiva no gato, principalmente de conforto, alimentação e de acordo com esses profissionais, os gatos continuam esse comportamento como adultos por conta dessas associações positivas. Com isso, ao massagear os donos, eles demonstram que se sentem amados e protegidos.


Essa teoria apoia outros estudos que confirmam que gatos, independentemente de sua idade,agem como filhotes perto de seus donos. Gatos agem dessa forma somente quando estão com os seus donos para demonstrar, dentre outras coisas, que se sentem seguros.

As coisas ficam mais aconchegantes depois de uma massageada

Alguns pesquisadores acreditam, também, que as massagens venham dos antepassados selvagens do gato, que amassavam folhas para fazer uma espécie de cama na hora de dormir.

Se essa teoria for verdadeira, gatos massageiam os seus donos para criar um espaço mais confortável para deitar.

Gatos massageiam os donos para marcar território

Os gatos exalam cheiro por meio das glândulas presentes nas almofadas das suas patas. Com isso, quando eles massageiam os donos, alguns aromas são liberados e o cheiro novo faz com que eles queiram marcar território. Esse é um modo de o gato demonstrar sua importância na casa e afirmar que o dono é dele. Além disso, vem do instinto natural do gato querer amassar para, também, deixar o seu cheiro.

Fêmeas costumam massagear na época do cio

Se você tem uma gata fêmea que não é castrada e ela massageia você em determinados períodos do mês, ela pode estar querendo sinalizar que está em seu período de cio. Conforme os dias do ciclo vão passando, é possível que as massagens sejam seguidas de choros e uivos, que são feitos para chamar a atenção do macho.

Esse é um comportamento natural, mas pode ser resolvido com a castração.


Massagear é gostoso por si só

Em diversos casos, gatos massageiam espaços macios mesmo quando estão longe de seus donos. Esse tipo de comportamento abriu espaço para a teoria que gatos massageiam diversos ambientes por que esse comportamento por si só os trazem prazer e conforto, seja essas sensações físicas ou relacionadas a uma memória do gato.

Por que alguns gatos usam as garras na hora de massagear?

Cada gato tem o seu jeito especial de massagear os donos. Alguns usam somente duas patas enquanto outros usam as quatro. Similarmente, uns usam as garras e outros retraem suas unhas afiadas.

Diversos donos reclamam que seus gatos os machucam durante a massagem. Nesses casos, colocar uma toalha em cima do colo e cortar as unhas do gato normalmente resolve o problema.

É comum os gatos ronronarem enquanto massageiam seus donos, o que mostra que eles estão confortáveis com a situação e querem continuar a massagear.

Procure incentivar as massagens e nunca empurre o gato quando ele te massagear.

Nenhum comentário: