sexta-feira

Cuidando de gatas que estão amamentando


A gravidez dura em torno de dois meses em uma gata doméstica. Pode haver de 1 a 7 filhotes em uma ninhada. Quase imediatamente depois de dar à luz, as gatas começam a cuidar e amamentar seus filhotes. Normalmente, a mãe precisa de pouca ajuda nesse cuidado. Os filhotes nascem com os olhos fechados. Em torno de 10 dias, seus olhos abrem e eles começam a se aventurar com 4 semanas de idade. Com boa alimentação, um lugar seguro e água limpa, a mãe pode criar com sucesso uma ninhada saudável de filhotes.

Instruções

1- Forneça um quarto quente e calmo para a gata dar à luz. Prepare a caixa de nascimento com jornal rasgado. Coloque a caixa da ninhada próxima à caixa de nascimento. Mantenha um prato cheio de comida para filhotes no quarto. A mãe que está amamentando precisa comer em torno de quatro vezes mais a quantidade calorias que ela normalmente comeria em um dia. Forneça água limpa e fresca todas as vezes.

2- Deixe a mãe e os recém-nascidos sozinhos pelas primeiras 24 horas. Você pode observá-los e se certificar de que não há nenhuma emergência médica, mas nunca pegue ou segure os filhotes recém-nascidos. Eles são muito frágeis e sua mãe sabe como cuidar deles. Permita que ela faça o seu trabalho. Não deixe que crianças os peguem. Mantenha as crianças longe da mãe e filhotes, uma vez que a presença delas irá deixar a mãe nervosa.

3- Mantenha a mãe e sua ninhada separadas de outros animais e da sua família por pelo menos as primeiras 4 semanas. Os filhotes irão abrir seus olhos em torno de 10 dias de idade. Eles vão começar a comer alimentos sólidos em torno de 4 semanas. Se a ninhada mora do lado de fora, a mãe começará a trazer pássaros, ratos e outros animais para seus filhotes.

4- Proteja a mãe de gatos machos não castrados. É comum que as gatas entrem no cio dentro de uma semana ou duas após dar à luz. Se ela copula, pode engravidar, o que não é saudável para a mãe e seus filhotes.

5- Permita que a mãe desmame completamente os filhotes com 8 semanas. Algumas mães deixam seus filhotes mamar por mais tempo depois que o leite seca. Pensa-se que isso é confortável para a mãe e o filhote. Mantenha disponível uma boa comida e água limpa para os filhotes.

6- Castre a mãe quando ela tiver 13 semanas após o nascimento dos filhotes. Esterilize-a, assim ela não pode ter mais filhotes, o que irá ajudá-la a ter uma vida longa e saudável. Gatas não castradas são predispostas a câncer de mama e piometria, uma infecção no útero que mata a gata rapidamente. Somados a isso, existem milhões de gatos sem lar mortos em abrigos a cada ano. Mais gatos só aumentam o problema da superpopulação.


Dicas & Advertências

- Se há corrimento ou vermelhidão ao redor de algum dos mamilos, leve a mãe para o veterinário. A mastite é uma infecção perigosa da glande que pode causar fome em filhotes que mamam.

- Qualquer evidência de convulsões ou tremores, leve a mãe para o veterinário imediatamente. As mães podem ter um problema de cálcio no sangue chamado eclampsia que é perigoso para a mãe e os filhotes.

- Gatas selvagens que deram à luz do lado de fora movem seus filhotes a cada poucos dias. Elas só vão para o ninho para alimentá-los. Se você encontrar filhotes de gato sem uma mãe, não os mova. 

- Assim como os animais selvagens, a mãe está próxima observando os predadores. Deixe-os onde você os encontrar.


- Nunca dê remédio para uma mãe amamentando ao não ser que um veterinário que saiba que a gata está amamentando o prescreva. Isso inclui vermicidas, repelentes para moscas e vacinas. Verifique com um veterinário antes de usar porque o remédio pode ser perigoso para os filhotes.

- Use peletes de madeira, jornais, trigo ou outro lixo natural para a nova família. Nunca dê aos filhotes caixas com lixo amontoado. Os filhotes lambem suas patas para limpá-las, e ingerir esses montes de lixo pode causar bloqueios.

Nenhum comentário: