quinta-feira

Cem gatos que mudaram a civilização


Sinopse: Se você não acredita que um gato tem a capacidade de alterar a civilização, então obviamente nunca ouviu falar de Tibbles, o gato que, sozinho, eliminou uma espécie inteira. Ou de Ahmedabad, um gatinho siamês que despertou uma revolta por todo o Paquistão. Ou de Snowball, o gato que ajudou a condenar dezenas de assassinos e criminosos. Ou de Felix, o primeiro gato a explorar o espaço.

Esses são apenas quatro dos 100 gatos que mudaram a civilização, e este livro homenageia suas extraordinárias contribuições à ciência, à história, às artes, à política, à religião e muito mais. Você conhecerá um gato que entrou com um processo e gatos que inspiraram grandes trabalhos de literatura e música clássica. Você até irá conhecer um gato que telefonou para a polícia para salvar a vida do seu dono. Essas histórias verdadeiras, lindamente contadas, são um tributo à inteligência, à bravura e à natureza amorosa dos gatos do mundo todo.

Eu estava de olho neste livro há tempos... mas sempe acabava passando outro na frente... Até que resolvi que leria para resenhar este mês aqui no TG. E valeu a pena.

O livro nos conta a história de cem gatos que, de alguma forma, contribuíram para a história mundial. Seja nas ciências, como no caso de Snowball, um gato branco que, com seu DNA, ajudou na captura de um assassino, na literatura, como no caso do gato de Edgar Alan Poe, o qual inspirou o conto "O Gato Preto", na política, quando lemos sobre os gatos que já viveram na Casa Branca e até no Parlamento Inglês, ou ainda quando descobrimos que existiram muitos gatos heróis (estas e as histórias dos gatos que influenciaram a literatura são as minhas preferidas!! rs)!

As histórias são bem curtinhas de, no máximo, duas páginas, mas são muito interessantes (aliás o livro é bem pequeno, estilo "pocket", porém com capa dura!! muito fofo!!!).

A leitura é bem fácil e fluída e muito prazerosa, afinal, qual gateiro não gosta de saber histórias magnífícas sobre seus amados bichanos?

Ao longo da leitura também podemos perceber o quanto é indispensável a "posse responsável", ou seja, dentre outras coisas, não deixar seu gatinho ter acesso às ruas, algo que, pelo que podemos notar durante o livro, é algo que vem melhorando ao longo dos tempos, porém ainda falta muito para que todos se conscientizem da importância da criação "indoor".

"Cem gatos que mudaram a civilização" é presença obrigatória na estante de todo gateiro que queira aprender mais sobre a história dos felinos (e um pouco de cultura mundial também - que não faz mal à ninguém... rs).


Texto de Laura

Nenhum comentário: