terça-feira

Fique atento com a gripe felina

Nos dias frios, os gatos tendem a ficar juntos para se aquecer, o que facilita as chances de contágio.

Durante o inverno, é muito comum encontrarmos um gatinho com os olhos lacrimejando, o focinho com secreção, espirrando, triste e até com pneumonia. Estes são alguns dos sintomas da “gripe felina”, causada, na maioria das vezes, por alguns vírus, como os da Rinotraqueite Felina. Com o aparecimento da doença, infecções bacterianas no sistema respiratório podem ser desencadeadas, o que agravam o quadro.
Um dos fatores que contribuem para isso é o aglomerado de animais, o que favorece a transmissão de diversas doenças. Com o frio, os bichanos ficam mais tempo juntos para se aquecerem e a transmissão se dá de uma forma mais rápida.


Gatos de todas as idades podem apresentar sintomas, mas os mais acometidos são os filhotes não vacinados, os gatos com deficiência imunológica e aqueles animais que se encontram em situações de risco, como os que saem para a rua. Por apresentarem características muito semelhantes, essas doenças formam o chamado “complexo respiratório felino”. Elas são causadas por vírus transmitidos facilmente entre os bichanos, o que pode acontecer dentre outras maneiras, quando um gatinho espirra, durante as brincadeiras e durante o “banho coletivo”
Algumas doenças podem ser controladas através de vacinação, mas mesmo vacinados, se os animais não estiverem em bom estado de saúde eles podem se contaminar e adoecer. Logo, levar o gatinho ao médico veterinário para uma consulta de rotina é uma atitude preventiva importante, pois, em muitos casos, o gato não demonstra que está doente.
Outro fator a ser considerado é caso o animal seja apenas o hospedeiro da doença, isto é, não demonstra sintomas clínicos destas enfermidades, mas tem a capacidade de transmiti-la. Assim, se algum felino que esteja aparentemente bem, entrar em contato com um bichano portador dos vírus, ele pode contrair e desenvolver a gripe felina. Nesse sentido, o método mais eficaz de prevenção se dá através da vacinação, pois assim, nossos bichanos tornam-se aptos a combater estas doenças.


Nenhum comentário: