A primeira maneira de tentar resolver essa mania de morder do seu gato, é saber o que o leva a ter essa atitude .. Pode ser que ele fique muito animado durante o jogo, ele pode está entediado ou frustrado, ou ele está pedindo para você parar de fazer algo, mas você não atende. Depois de saber isso, você pode planejar como fazê-lo parar.
2 - Sua mão não é um brinquedo
Às vezes os gatos ficam tão em seu jogo que eles esquecem de si mesmas. Não use sua mão como um brinquedo com o seu gato; em vez disso faça uso de um brinquedo que mantenha suas mãos a uma distância segura de sua boca. (Por exemplo, varinha com peixe, pássaro de pena..,)
3 - Pare a brincadeira
Se você acha que o seu gato, na verdade, vai atrás de você durante o jogo e é mais do que apenas um contato acidental, de um tempo limite... Você pode fazer isso virando as costas para ele assim que ele morde e parando o jogo imediatamente. Não fale com ele nem continue a jogar por um minuto. Depois de repetir algumas vezes essa atitude, ele vai perceber a mensagem.
4 - Dando um tempo
Se isso não funcionar, você pode tentar enviar uma mensagem mais forte, mudando-o de recinto. Por exemplo, quando ele te morde, pare o jogo, e leve-o para um outro quarto, e vá embora. Isso irá ajudá-lo a fazer uma ligação clara entre o ato de morder e o termino da diversão.
5 - Gastando a Energia
Se o seu gato está atacando você mesmo fora de jogo, ele provavelmente precisa drenar um pouco de sua energia. Passe um tempo jogando com ele até que você perceba que ele está cansado. Se ele não parece responder a outros brinquedos, um ponteiro laser é uma boa opção.
6 - Aliviar a ansiedade
Às vezes os gatos transferem a agressão que eles sentem em relação a outra coisa a quem está mais próximo a eles, e isso pode resultar no que parecem ser ataques cruéis e não provocados. Pode ajudar a ansiedade do seu gato manter alguns Feliway difusores conectados ao redor da casa. O feromônio sintético felino ajuda gatos se sentir mais seguro. Canteiros de Catnip também podem ajudar a aliviar o stress.
7 - Fale com o seu veterinário
Seu veterinário pode ser capaz de prescrever algum alimento ou medicação para ajudar a acalmar os nervos do seu gato. Por exemplo, a prescrição de Hill Diet faz comida com triptofano para ajudar gatos relaxar. ( esse artigo é USA, verifique com seu Veterinário no Brasil).
8 - Carinho adequado
Não insista em acariciá-lo no topo da cabeça ou corpo. Embora isto pode ser aceitável para alguns gatos, não é definitivamente aceitável para outros. Veja se essa abordagem correlaciona-se com o que parece ser uma mordida sem motivo. Se for assim, experimente aproximar-se pelo lado do rosto de seu gato com a parte de trás da sua mão para acariciá-lo, ao invés de ir para o topo de sua cabeça ou seu corpo.
9 - respeitar seus desejos
Aprenda a reconhecer quando seu gato não quer ser tratado e respeitar seus desejos. A cauda chicotadas e pupilas dilatadas são um bom sinal.. Se ele sabe que pode confiar que você é capaz de entender suas mensagens, ele vai ser menos propensos a lhe morder em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário